Kinshasa, - Soldados congoleses e ruandeses enfrentaram-se nesta quarta- feira com armas pesadas na fronteira entre os dois países, depois de um confronto inicial com armas leves, anunciou uma fonte oficial.
Os confrontos foram retomados depois com armas pesadas, a nordeste de Goma, capital de Kivu-Norte, indicou à AFP Julien Paluku, governador desta província do leste da República Democrática do Congo.
De acordo com o responsável de administração local que pediu anonimato, um soldado das Forças Armadas da RDC (FARDC) foi capturado por soldados ruandeses durante o incidente. "Eu ouvi disparos das 4:00 às 8:30 da manhã", informou um morador de uma aldeia próxima a coberto do anonimato. Acrescentou que no final da manhã a delegação congolesa estava a caminho para negociar a libertação do militar congolês capturado. De acordo com o responsável local, a delegação é composta por militares e membros da Agência Nacional de Informação congolesa (ANR).
Contactado pela AFP, o governador do Kivu Norte, Julien Paluku minimizou a extensão do incidente. "Houve tiroteio entre os elementos de RDF, o exército ruandês, e elementos das FARDC para Kanyesheza", disse. "Foi um pequeno incidente, não foi a luta entre os dois exércitos. Foram incidentes causados pelo exército ruandês. Estamos a investigar para determinar as causas destes tiroteios. Leia em Francês - Jeuneafrique.com