Seul, 16 jun (Lusa) – O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, assumiu hoje o comando de um submarino do país em manobras e apelou às tropas para elevarem a sua preparação numa visita a uma unidade naval, informou a agência estatal KCNA.
No seu encontro com os soldados, Kim Jong-un exigiu “que elevem a sua preparação para o combate, reforcem a capacidade de operação dos submarinos e modernizem e fortaleçam as bases”, referiu a agência oficial norte-coreana.
Já o diário Rodong Sinmun publicou várias fotografias de Kim Jong-un a dirigir pessoalmente as manobras militares na torre de comando do submarino 748 do Exército Popular.
O jovem dirigente “indicou ao capitão do submarino o trajeto que deveria seguir ao mesmo tempo que ensinava um bom método de navegação”, assegurou a KCNA.
“Os oficiais e marinheiros devem conhecer bem as intenções dos nossos inimigos que procuram uma oportunidade para invadir a nossa terra e vão extremar a preparação de combate pensando apenas na batalha”, disse Kim Jong-un aos membros da unidade.
Por isso, acrescentou, as tropas devem encetar os maiores esforços para “prever qualquer circunstância possível”.
A visita de Kim Jong-un acontece num momento marcado pela deterioração nas relações entre ambas as Coreias, que protagonizaram múltiplos desencontros nos últimos meses apenas de no início do ano as iniciativas de diálogo semearam alguma esperança na reconciliação.
Por outro lado, a Coreia do Norte e os Estados Unidos estão também longe de retomar as negociações para a desnuclearização do país.
Os Estados Unidos mantêm 28.500 efetivos na Coreia do Sul e comprometem-se a defender o seu aliado perante uma ameaça da Coreia do Norte.