segunda-feira, 9 de junho de 2014

UNIOGBIS OFERECE RETRANSMISSÃO DIRECTA DO MUNDIAL DE FUTEBOL AOS GUINEENSES


Bissau – O Estádio Nacional 24 de Setembro será palco de transmissão directa gratuita do Mundial de Futebol do Brasil a partir desta quarta-feira, 11 de Junho, iniciativa do Representante Especial do Secretário-Geral da ONU na Guiné-Bissau, José Ramos-Horta, com organização do Estado.

A iniciativa, sem precedentes no país, será anunciada esta segunda-feira, 9 de Junho, em conferência de imprensa marcada para as 15 horas, por José Ramos-Horta, acompanhado pelo Primeiro-ministro de transição, Rui Duarte Barros, e pelo Coordenador Nacional de Segurança, Comissário-geral da Polícia de Ordem Pública, Armando Nhaga, no Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

Tem o apoio do Grupo Interparlamentar do Parlamento Britânico para a Guiné-Bissau, através do coordenador Peter Thompson, que trouxe ao país três dezenas de futebolistas, enquanto embaixadores do desporto, enviados pela Irlanda do Norte para a promoção da paz e coesão social em 2013.

Como patrocinadores participam também na conferência de imprensa Fred Mokoena, director-geral da operadora de telecomunicações MTN-Bissau e Spacetel-Guiné-Bissau, e Phil Mason, director de operações da GBMinerals.

A retransmissão directa gratuita do Mundial de Futebol do Brasil para todos os Irmãos Guineenses que se desloquem ao Estádio Nacional 24 de Setembro decorre entre a cerimónia de abertura, às 16 horas de quarta-feira, e o encerramento, a 13 de Julho, após a final às 20 horas, compreendendo 64 jogos, num total de 202 horas.

A segurança dentro e fora do Estádio Nacional 24 de Setembro está a cargo de uma centena de efectivos da Polícia de Ordem Pública, que seguem o Plano de Contingência da FIFA, que também contempla primeiros socorros a serem prestados no local em caso de acidentes e evacuação de emergência.

Paralelamente, a transmissão do Mundial de Futebol do Brasil é feita em mais 12 localidades do país, três em Bissau, e uma Mansoa, Quinhamel, Cacheu, Bafatá, Bambadinca, São Domingos, Gabú, Catió e Bubaque, com a mobilização dos escritórios regionais do UNIOGBIS, mobilizando adicionalmente mais três mil espectadores diários, o que eleva para 20 mil a média da adesão popular diária a esta iniciativa do prémio Nobel da Paz, José Ramos-Horta. Fonte: Aqui