segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

ARTE ACOMPANHA GASTRONOMIA EM CARTAZ RECREATIVO EM BISSAU

Pratos típicos da Guiné-Bissau vão ser acompanhados por arte a partir de segunda-feira num restaurante na capital guineense, cidade onde as atividades culturais ainda são raras, mas começam a renascer.A recente retoma do fornecimento de energia elétrica e o regresso de muitos guineenses e estrangeiros a Bissau, graças à estabilidade política, estão a motivar iniciativas como as Jornadas Culturais 2015, promovidas por Carlos Sacramento.
 
O orçamento é modesto e a organização feita com a prata da casa para «mudar o cenário e valorizar as atividades culturais. Neste caso, que a gastronomia sirva de passaporte para o resto da cultura», explicou. Em cada mês vai haver uma semana dedicada a um país lusófono, a que se junta Cuba, em agosto. Para já, as jornadas começam na segunda-feira com um galinha balanta (servida com mandioca ou batata-doce frita), caldo de bagre fumado (o bagre é um peixe local) e canja de ostras, tudo acompanhado por quadros de pintores locais, já expostos no restaurante, e música ao vivo nalgumas das noites.
 
Estas jornadas onde a gastronomia se junta à cultura decorrem no restaurante Jordani, não muito longe da Praça dos Heróis Nacionais, que por estes dias tem festa quase todas as noites. O que até dezembro era uma praça escura, em frente ao Palácio da Presidência, é agora um local iluminado que liga a outras duas avenidas que passaram a ser local de passeio noturno: uma até ao Porto do Pindjiquiti (Avenida Amílcar Cabral) e outra até ao aeroporto (Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria).
 
Nem o pó das estradas esburacadas (muitas delas também em obras) afasta a população, que por ali passa sobretudo aos fins de semana, uns à procura de um sítio para dançar, outros apenas para admirar a iluminação pública, como referiram à Lusa. Cantores, «disc-jockeys», grupos de dança e cantares ocupam o palco da Praça dos Heróis Nacionais junto à casa do Presidente da República, para festejar o regresso da eletricidade com a estabilidade política (depois das eleições de 2014).
 
Para o fim de semana que antecede o Carnaval (13 e 14 de fevereiro) está agendado o Festival Bissau 2015, outro tipo de evento que é uma raridade no país. Há 13 artistas em cartaz, entre os quais estão alguns dos mais conhecidos no país, que vão tocar durante duas noites no Estádio Nacional 24 de Setembro - com entradas a 2000 francos CFA (cerca de cinco dólares) por noite. Fonte: Aqui