domingo, 1 de fevereiro de 2015

CERCA DE 40 PROFESSORES DIPLOMADOS EM CACHÉU

image
Um grupo de cerca de 40 jovens vindo de diferentes zonas do país concluiu sexta-feira com sucesso a formação do ensino básico no âmbito de um projeto destinado a melhoria do sistema educativo nas áreas rurais da região de Cachéu, precisamente na vila de Bachil norte do país, a 87 quilómetros da capital Bissau.
 
O projeto vai beneficiar seis mil crianças em 55 comunidades da zona e visa desenvolver melhorias do acesso ao sistema educativo de qualidade e das condições educativas nas áreas rurais da região de Cacheu.

 São os primeiros professores graduados da escola de formação de professores na região de Cacheu, que teve o seu início em Fevereiro de 2012, com objectivo de colocar a escola primária no seu centro, com um enfoque em cada criança como componente crucial do desenvolvimento.
 
Victor Daniel Bôssé, um dos formandos, falando em nome dos professores recém-formados, encara o novo desafio com satisfação. Garante, no entanto, pôr em evidência todos os conhecimentos adquiridos.

 Lúcio Balincante, régulo local, lembra aos formandos que têm uma missão árdua de transformar o país com cada palavra que sai da boca.
 
O financiamento total de cerca de 680 milhões de Francos CFA foi suportado a 86 por cento pela União Europeia e a 14 por cento pela organização não-governamental guineense Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP Guiné-Bissau), nota um comunicado da União Europeia.
 
A coordenação do projeto está entregue à ADPP e à Fundação Fé e Cooperação (FEC), subcontratada para a execução de atividades relacionadas com a formação em exercício e a capacitação nas comunidades.
 
O Director Nacional da ADPP, Arger Nurup, agradeceu a todos os parceiros que se envolveram de forma directa na realização deste projecto.

 Aos Estudantes enaltece a coragem que tiveram de serem os pioneiros deste curso iniciado em 2012
O projecto promove a ligação escola e a comunidade e contribui para a criação de uma escola aberta, onde os pais e os encarregados de educação e toda a comunidade participam e ganham.
 
A intervenção apoia o incremento das capacidades e dos conhecimentos no meio da população rural e os: F efeitos das actividades não se limitarão a Cacheu, mas terão influências nas outras regiões da Guiné-Bissau e ao nível da África Ocidental, para onde os estudantes vão durante e após a conclusão da sua formação.
 
Por: Filomeno Sambú
 
Leia também: