Bissau, 09 Fev 15 (ANG) - O Secretário de Estado das Comunidades, Idelfrides Fernandes realiza périplo por cinco países europeus com a finalidade de actualizar a situaçäo da populaçäo guineense emigrada.

Idelfrides Fernandes terá denunciado no encontro a existencia de uma suposta rede que dificulta a vida aos emigrantes .
“Existem redes mafiosas na Direcção geral das Alfândigas, Viaçäo e Transportes Terrestres e Câmara Municipal de Bissau que dificultam os despachos, as retiradas dos contentores e das viaturas enviados pelos imigrantes Guineenses e a legalizaçäo dos terrenos comprados por emigrantes”, denunciou o Secretário de Estado da Comunidades.
Madrid foi a primeira etapa da visita à Europa de Edelfrides Fernandes, que assegurou que o executivo ja deu orientações claras,para se desmantelar, por completo, os obstáculos que têm estado a ser impostos aos emigrantes .
Fernandes sublinhou que a diásporra pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento económico e social do país, “por isso os seus interesses säo defendidos pelo actual governo”.

Em nome da comunidade emigrada em Madrid falou um senhor de nome Abdramame Camará que para além de louvar a iniciativa do novo governo,considerou que é chegado a hora de todos se empenharem para a boa imagem externa da Guiné-Bissau, como forma de incentivar aos investidors estrangeiros a levarem projectos de desenvolvimento para o pais.
Depois de Madid, o Secretário de Estado das Comunidades manteve igualmente um encontro em Bilbao com o mesmo objectivo.
Idelfrides Fernandes ainda manteve um encontro com o Director-geral da Segurança Pública Espanhola tendo ficado satisfeito ao ouvir da boca deste que os emigrantes guineenses residentes em Madrid têm sido pacificos e trabalhadores.
FONTE: ANG/BC/SG
FONTE: ANG/BC/SG