Principais acontecimentos registados a 14 de Fevereiro, na história do mundo com destaque para o "Dia de São Valentim", consagrado como Dia dos Namorados:
Séc. III - O imperador romano Cláudio II ordena a execução do padre São Valentim. Enquanto aguardava o seu encontro com os leões, no circo de Roma, Valentim conquistou - segundo reza a história - os favores da filha do carcereiro, tornando-se, assim, patrono dos namorados.
1540 - O imperador Sacro-Romano Carlos V entra em Ghent e executa os dirigentes da revolta.
1663 - O Canadá torna-se uma província da coroa francesa.
1797 - A armada britânica, sob o comando de John Jervis e Horácio Nelson, derrota os espanhóis ao largo do Cabo de São Vicente.
1846 - Eclode um levantamento popular na República da Cracóvia, que se estende rapidamente a toda a Polónia.
1893 - Os Estados Unidos da América anexam o Hawai, através de um tratado.
1943 - Forças soviéticas reconquistam Rostov aos alemães, no decorrer da II Guerra Mundial.
1945 - O Peru, Paraguai, Chile e Equador aderem as Nações Unidas.
1950 - A China e a URSS assinam, em Moscovo, um tratado, de 30 anos, de amizade, aliança e assistência mútua.
1956 - O primeiro-ministro soviético, Nikita Krutschov, denuncia a política de Estaline perante a conferência do Partido Comunista da URSS.
1958 - Forma-se a União dos Reinos do Iraque e da Jordânia na Federação árabe, com o rei Faial como chefe de Estado.
1972 - Os Estados Unidos da América abrandam as restrições comerciais impostas à China.
1975 - O dirigente turco Rauf Denktash anuncia a criação de um Estado Federal na zona turca do Chipre, mas o Conselho de Segurança da ONU opõe-se a tal decisão.
1976 - O Governo nigeriano confirma o assassínio do chefe de Estado, general Murara Ramta Muhammed, no início de uma tentativa de golpe de Estado.
1979 - Guerrilheiros iranianos atacam a embaixada norte-americana em Teerão.
1980 - O presidente português, Ramalho Eanes, condecora o escritor brasileiro Jorge Amado com as insígnias de grande oficial da ordem de Santiago de Espada.
1985 - Inicia-se, em São Tome e Príncipe, os trabalhos da V Cimeira dos Chefes de Estado dos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
1986 - A nova junta de governo do Haiti anuncia que a bandeira original do país, azul e vermelha, proibida pela família Duvalier há 22 anos, se tornará de novo o emblema oficial da nação.
1988 - As eleições legislativas e presidenciais no Paraguai dão vitória, pela sétima vez consecutiva, a Alfredo Stroessner, na presidência do país desde 1954.
1989 - O líder espiritual iraniano, "Ayatollah" Khomeiny, condena á morte o escritor britânico, de origem indiana, Salman Rushdie por "blasfémia" cometida com o seu livro "os versículos satânicos".
1990 - Tropas soviéticas disparam sem aviso nas ruas de Dushanbe, a capital da República do Tajiquistão, matando pelo menos oito pessoas.
1992 - O MPLA (partido no poder) e a UNITA (oposição) concordam em realizar, simultaneamente, eleições legislativas e presidenciais.
1996 - A ETA assassina, em Madrid, Francisco Tomás e Valiente, presidente do Tribunal Constitucional Espanhol.
- O cantor norte-americano Prince casa com Mayte Garcia, Portoriquenha membro do seu grupo New Power Generation.
1998 - Fidel Castro ordena a libertação de 318 presos políticos e de delito comum em Cuba. Fonte: Aqui