sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

EFEMÉRIDES - 6 DE FEVEREIRO

Principais acontecimentos registados no dia 06 de Fevereiro na História do mundo:
 
1577 - Henrique de Navarra é reconhecido como chefe da facção huguenote, em França.
 
1626 - Assinatura da Paz de La Rochelle, entre os rebeldes huguenotes e a coroa francesa.
 
1701 - Inicia-se a guerra do sucesso em Espanha: Felipe de Anjou entra em Madrid como rei Filipe V de Espanha, enquanto as tropas francesas ocupam as posições espanholas no sul da Holanda.
 
1715 - Assinatura do Tratado de Utreque, que põe fim a guerra de sucessão em Espanha, terminando, simultaneamente, as hostilidades entre Portugal e aquele país.
 
1741 - Morre o papa Clemente XII, que concedeu diversos privilégios ao patriarcado de Lisboa (Portugal).
 
1778 - A Grã-bretanha declara guerra à França.
 
1869 - A Grécia abandona a Ilha de Creta, na sequência do ultimato turco.
 
1897 - Creta proclama a união com a Grécia.
 
1899 - Ratificação do tratado de Paris (França), através do qual a Espanha cede aos EUA, Cuba, Porto Rico, Guam e as Filipinas, por 20 milhões de dólares.
 
1902 - O acordo francês com a Etiópia, destinado ao financiamento da construção de uma linha de caminho de ferro, provoca protestos da Grã-Bretanha e Itália.
 
1911 - Nasce o ex-presidente norte-americano Ronald Reagan.
 
1932 - Golpe fascista na Lituânia.
 
1934 - Registam-se desordens em Paris.
 
1952 - Na sequência da morte do rei Jorge VI, de Inglaterra, a rainha Isabel II sobe ao trono.
 
1962 - Na Argélia, ocorrem combates entre tropas do exército francês e um grupo de direita denominado Organização do Exército Secreto (OAS), que se opunha a descolonização.
 
1964 - A Grã-Bretanha e a França concordam em construir um túnel ferroviário de ligação entre os dois países, sob o canal da mancha.
 
1965 - Estreia, no teatro avenida, em Lisboa (Portugal), a peça O motim, de Miguel Franco, cuja representação viria a ser proibida alguns dias depois.
 
1971 - Morre, em Lisboa (Portugal), o pintor Alfredo de Morais, do Grupo de aguarelistas portugueses.
 
1975 - Três pinturas de Rafael e de Pêro Della francesa são roubadas da Galeria Nacional de Urbino, Itália.
 
1980 - O presidente Bani Sadr, do irão, denuncia os militantes que mantém presos os 52 reféns norte-americanos, apelidando-os de ditadores que criaram um governo no interior de outro governo.
 
1981 - A organização separatista basca ETA executa o engenheiro chefe da Central Nuclear de Lemoniz, José Maria Ryan, raptado há uma semana.
         - Morre a rainha Frederica da Grécia, mãe da rainha Sófia, de Espanha.
 
1983 - O antigo oficial nazi Klaus Barbie é interrogado em Lyon, França, depois de acusado de crimes contra a humanidade.
 
1984 - Quatro luso-americanos começam a ser julgados em New Bedford, massachusetts, EUA, acusados de terem violado repetidamente uma mulher num bar local.
 
1985 - Morre James Hardley Chase, 78 anos, escritor britânico de crime e mistério.
 
1987 - Ao cabo de 28 dias de viagem (partira de sagres a 9 de Janeiro), chega a Macau o monomotor sagres, pilotado por Jorge Cruz, pelo major Prata Mendes e pelo engenheiro aeronáutico Arnaldo Leal, que reeditaram o feito da primeira ligação aérea Lisboa-Macau, levada a cabo em 1924 por Sarmento de Beires e Brito Pais e Gouveia.
 
1989 - Morre o realizador cinematográfico francês André Cayatte, aos 80 anos de idade.
 
1991 - As autoridades de Angola legalizam a Associação Cívica Angolana, após elogio publico de Joaquim Pinto de Andrade.
 
1992 - O governo português atribui canais de televisão a SIC, empresa liderada por Pinto Balsemão, e a TV, projecto ligado à Igreja Católica, afastando a TVI, de Proença de Carvalho.
 
1994 - O social-democrata Martii Ahtisaari vence a segunda volta das eleições presidenciais finlandesas, com 53,9 porcento dos votos.
 
1995 - O vaivém norte-americano discovery encontra-se, no espaço, com a estação espacial russa Mir.
 
1996 - Fernando Mugica, militante histórico do PSOE, é assassinado pela ETA, em Espanha.
 
1999 - Inicia-se a cimeira de Ramboulliet, França, com vista a paz na província Albanesa da Jugoslávia.
 
2000 - A Rússia anuncia a libertação de Grozny, simbólico bastião dos independentistas tchetchenos.
 
2005 - O Irão acusa a administração Bush de ser o principal apoiante internacional do terrorismo pela sua política pró-israelita.
         - O "G-7" (grupos dos países mais industrializados) anuncia, pela primeira vez, em Londres (Inglaterra) a disposição de reduzir em até 100 por cento a dívida contraída pelas Nações Pobres com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), depois de examinadas as suas situações "caso a caso".