terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO DA ONU VISITA TOGO


Lomé, Togo (PANA) - O Secretário-Geral adjunto das Nações Unidas, Jeffrey Feltman, iniciou esta terça-feira uma visita oficial ao Togo, soube a PANA de fontes do sistema da ONU em Lomé.

Segundo as fontes das Nações Unidas no Togo, Jeffrey Feltman, que se faz acompanhar pelo Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a África Ocidental e Chefe da Representação das Nações Unidas para a África Ocidental, o Ghanense Mohamed Ibn Chambas, vai reunir-se com as autoridades togolesas e os diferentes atores sociopolíticos do país.

A ONU aceitou apoiar o Togo na preparação das eleições presidenciais previstas antes do primeiro semestre do ano em curso.

No entanto, os atores políticos estão em divergência sobre as questões das reformas institucionais e constitucionais a realizar antes do escrutínio presidencial e que bloqueiam o processo em curso.

Segundo observadores, a visita de Jeffrey Feltman vai permitir às Nações Unidas ajudar a facilitar os preparativos para evitar conflitos pós-eleitorais verificados após as eleições no Togo.

Em 2005, um inquérito da ONU revelou centenas de mortos e feridos na sequência das eleições presidenciais ganhas pelo atual Presidente, Faure Essozimna Gnassingbé, após a morte do seu pai, Gnassingbé Eyadéma, após 38 anos de poder sem partilha.