quarta-feira, 26 de agosto de 2015

42 PRÓXIMOS DE EX-PRESIDENTE COMPAORÉ REJEITADOS PARA LEGISLATIVAS NO BURKINA FASO

 
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Conselho Constitucional do Burkina Faso julgou terça-feira "inelígiveis" 42 próximos do antigo Presidente Blaise Compaoré que se candidataram para as eleições legislativas de 11 de outubro próximo, simultâneas com as presidenciais.

Segundo o Conselho Constitucional, estas personalidades são acusadas de ter "ativamente" apoiado um projeto de modificação constitucional, que causou uma revolta popular em finais de agosto de 2014.

Entre estes candidatos, figuram duas personalidades que estão na lista dos 22 candidatos às presidenciais, cuja versão definitiva será conhecida sábado próximo.

Trata-se de Eddie Constance Komboigo, presidente do Congresso para a Democracia e Progresso (CDP), no poder sob o regime de Compaoré; e Gilbert Noel Ouédraogo, chefe da Aliança para a Democracia e Federação/Coligação Democrática Africana (ADF/RDA).

Dois antigos ministros do último Governo de Compaoré, Toussaint Abel Coulibaly (Ordenamento do Território e Descentralização) e Amadou Diemdioba Dicko (vice-ministro da Alfabetização) e vários antigos deputados do regime Compaoré, foram reprovados.