sexta-feira, 28 de agosto de 2015

MARROCOS: DOIS JORNALISTAS FRANCESES DETIDOS EM PARIS POR CHANTAGEM A REI MOHAMMED VI

 
Paris - Os jornalistas franceses Eric Laurent e Catherina Graciet foram detidos quinta-feira, em Paris, pela Polícia francesa por tentativa de chantagem e extorsão contra o rei de Marrocos, Mohammed VI, depois duma armadilha que lhe foi montada.
 
Segundo Eric Dupond-Moretti, advogado de Marrocos, Eric Laurent teria contactado o gabinete do Palácio real para anunciar a saída próxima dum livro comprometedor com a colaboração de Catherine Graciet, dizendo porém estar disposto a abandonar o projeto em troca de três milhões de euros.

Mas, depois duma primeira reunião entre o jornalista e o advogado representando o Reino, Marrocos decidiu depositar uma queixa junto do procurador-geral de Paris, precisou Dupond Moretti.

Uma segunda reunião foi organizada com o jornalista sob a supervisão da Polícia e do tribunal geral francês durante a qual as declarações de Ric Laurent foram gravadas.

Um inquérito judicial foi depois aberto pelo Tribunal Geral de Paris e a cargo de três juízes num processo julgado "muito grave" pelo advogado de Marrocos.

Finalmente, um terceiro encontro teria sido fixado para quinta-feira, igualmente supervisionado pela Polícia e pelo Tribunal, na presença dos dois jornalistas.

"Foi assinado um contrato no qual os dois jornalistas comprometem-se a renunciar ao seu projeto e foi-lhes dado um avanço de 80 mil euros", afirmou o advogado, acrescentando que este contrato é a prova do seu envolvimento neste dossiê digno de criminosos.

O advogado considera que os dois jornalistas devem ser julgados pelo seu ato "extremamente grave" e que pode ter consequências geopolíticas importantes.

Ele acrescentou que Eric Laurent, que "se apresenta como jornalista, tentou a mesma coisa contra um chefe de Estado sem precisar a sua identidade", afirmando que este caso "é sem precedente". Fonte: Aqui