quarta-feira, 19 de agosto de 2015

CÔTE D'IVOIRE: FACÇÃO DA FRENTE POPULAR IVOIRIENSE APELA AO BOICOTE DAS PRESIDENCIAIS

Abidjan - Uma facção da Frente Popular Ivoiriense (FPI), o partido do ex-chefe de Estado, Laurent Gbagbo, apelou nesta quarta-feira ao boicote das eleições presidenciais de Outubro na Côte d'Ivoire, denunciando uma "fraude com consequências imprevisíveis".
 
A FPI "constata com tristeza que as condições para a organização de eleições transparentes e democráticas estão longe de serem reunidas", segundo um comunicado dos "contestatários" da FPI enviado à AFP.
 
Estes "contestatários", que têm alguns dos seus responsáveis na prisão, pedem aos "militantes e ao povo soberano da Côte d'Ivoire a não participar de uma farsa de eleições com consequências imprevisíveis".
 
Esta facção do partido do ex-presidente Laurent Gbagbo, devastada por deserções internas, fez este "alerta para quem pretender se candidatar às eleições presidenciais fraudulentamente em nome ou sob a bandeira da FPI".
 
Duas alas confrontam-se há alguns meses no seio do partido. Os "contestatários" pedem a libertação do antigo presidente ivoiriense "o coração da estratégia de luta do partido". A segunda ala, liderada por Pascal Affi N'Guessan, o "chefe" do partido, investido no início de Agosto a candidato das presidenciais de 25 de Outubro, pretende lançar-se ao jogo político. Fonte: Aqui