segunda-feira, 31 de agosto de 2015

BOKO HARAM MATA PERTO DE 80 PESSOAS E TENTA CHEGAR A LAGOS

Setenta e nove pessoas foram mortas entre sexta-feira e domingo por presumíveis membros do Boko Haram em três aldeias do nordeste da Nigéria, disseram fontes locais.
 
Babakura Kolo, membro de uma milícia local, afirmou que 68 pessoas morreram num ataque à aldeia de Banu, no estado de Borno (nordeste da Nigéria), na sexta-feira à noite, tendo residentes afirmado que 11 outras pessoas foram mortas noutras duas aldeias no sábado e no domingo.
 
«Chegaram-nos relatos de um ataque na aldeia de Banu na sexta-feira à noite, onde homens do Boko Haram, armados e a cavalo, abriram fogo. 68 pessoas foram mortas no ataque», afirmou Kolo, numa informação reiterada por um habitante da aldeia ouvido pela AFP.
 
Contudo, fonte oficial, que falou sob anonimato, referiu a existência de 56 mortos.
 
Kolo adiantou depois que quatro pessoas – o líder religioso local, o seu filho e dois vizinhos – morreram no ataque à aldeia de Karnuwa, no sábado. Num terceiro ataque, em Hambagda, no domingo, sete pessoas morreram e cinco ficaram feridas, segundo Saleh Musa, residente local.
 
Grupo tenta alcançar Lagos
 
Entretanto, fontes oficiais dizem que o grupo está a tentar expandir as suas atividades para além do norte do país, maioritariamente islâmico, e que pretende incluir na sua esfera de ação a capital económica do país, Lagos, bem como outras zonas.
 
De acordo com a BBC, foram já inclusive detidos em Lagos 12 membros do Boko Haram, segundo dados fornecidos pelos serviços de inteligência nigerianos. Ainda não há, no entanto, confirmação desta informação por outra fonte. Fonte: Aqui