segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PARLAMENTO DA GUINÉ-BISSAU REÚNE-SE HOJE DE EMERGÊNCIA

A Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau reúne-se esta segunda-feira a partir das 10h00 de Bissau numa sessão extraordinária para discutir a situação política do país. 
 
O Parlamento guineense já se encontrava de férias, mas o presidente do órgão, Cipriano Cassamá, convocou a sessão após uma reunião da Comissão Permanente da ANP.
 
A discussão acerca da situação política do país é o único ponto da ordem de trabalhos.
 
O Presidente da República, José Mário Vaz, demitiu no dia 12 o governo de Domingos Simões Pereira (presidente do PAIGC) e escolheu na quinta-feira Baciro Djá como primeiro-ministro. Apesar de este não ter sido indicado pelo partido que venceu as últimas eleições, o PAIGC, Vaz justificou a nomeação pelo facto de Baciro Djá ser vice-presidente daquela força política e ter sido diretor da campanha eleitoral em 2014, o que considera fazer dele um profundo conhecedor das promessas eleitorais.
 
Baciro Djá também acompanhou a campanha de José Mário Vaz, chefe de Estado eleito igualmente pelo PAIGC nas eleições gerais (legislativas e presidenciais) de 2014.
 
O partido, bem como diversas organizações da sociedade civil, considera as decisões de José Mário Vaz inconstitucionais e pretende avançar com ações judiciais para destituir o Presidente da República.
 
No encontro de sexta-feira, a Comissão Permanente da ANP condenou igualmente a nomeação e a tomada de posse do novo primeiro-ministro.
 
Durante as consultas do Presidente às forças partidárias antes de demitir o governo, todas apelaram ao diálogo para evitar uma crise política. Fonte: Aqui

Leia também: Literatura: METAMORFOSES DO PENSAMENTO POÉTICO GUINEENSE