Os trabalhos da 35ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) tiveram hoje início, em Gaberone, Botswana. O conclave, que termina na terça-feira, vai decorrer sob o lema «Acelerar a industrialização das economias da SADC através da transformação das riquezas naturais e valorização do capital humano».
A cerimónia de abertura contou com diversas intervenções de chefes de estado eleitos no último ano. Foram vários os dirigentes presentes, como o Rei Mussuati III da Swazilândia e os Presidentes da Namíbia, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe e Botswana, assim como primeiro-ministro do Lesotho. Outros Estados fizeram-se representar por Vice-presidentes ou ministros dos Negócios Estrangeiros.
A cerimónia de abertura contou igualmente com a presença de antigos Presidentes de Estados membros, Primeiras-damas e autoridades políticas da República do Botswana.
Na mesa de trabalho da cimeira estão temas ligados à situação financeira da organização, bem como o plano estratégico indicativo de desenvolvimento revisto da região. A operacionalização de uma fundo de desenvolvimento para apoio à integração regional e o programa de industrialização devem ser também temas da agenda.
Fazem parte de delegação angolana os ministros da Relações Exteriores, Georges Chikoti, e do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Job Graça, o embaixador no Botswana, José Agostinho Neto, o secretário de Estado do Comércio, Augusto Paixão Júnior, e altos funcionários de órgãos do Estado angolano. Fonte: Aqui