domingo, 30 de agosto de 2015

PARLAMENTO ANALISA ABOLIÇÃO DE PENA DE MORTE NO BURKINA FASO

 

 
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Parlamento interino do Burkina Faso começou  sexta-feira a analisar uma lei sobre a abolição da pena de morte, enquanto uma dezena de pessoas estão no corredor da morte neste país da África Ocidental.

"Podemos colocar alguém na prisão de forma perpétua, mas lhe matar, cortar a cabeça não faz crescer o ser humano. Isto degrada a sociedade", advogou o presidente do Conselho Nacional de Transição, Chériff Sy.

Após os debates do Parlamento sobre esta questão, ela será submetida à votação a 6 de setembro próximo.

"O Burkina Faso tem uma ocasião  histórica para reconhecer a inviolabilidade do direito à vida", declarou num comunicado o director regional para a África Ocidental da Amnistia Internacional, o Senegalês Alioune Tine.

"O mundo vai observar os parlamentares deste país para saber se ele vai seguir a tendência mundial abolicionista ao suprimir esta crueldade de uma vez por todas", alertou.

A última execução registada no Burkina Faso remonta a 1988. Se a  lei for adoptada,o  Burkina Faso vai juntar-se aos 17 países da África Subsaariana que aboliram a pena de morte.