domingo, 16 de agosto de 2015

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA 
vs 
ESTATUTOS DO PAIGC PARA TOTÓS 
(E BLOGs ANALFABRUTOS)


Fonte: Doka Internacional

As leis têm hierarquia, a constituição está acima de todas as leis, tudo o que está em contraste ou em contradição com a constituição, cede precedência a constituição (significa kuma constituição ta passal dianti).

Quando os estatutos de um partido dizem que o vencedor do congresso é o candidato as eleições legislativas para ocupar o lugar do primeiro ministro, aquilo que os totós devem levar em conta em primeiro lugar, é que não há eleições para primeiro-ministros (significa kuma povo ca vota DSP), só há para deputados e presidente da republica, por isso, essa referencia é meramente indicativa e tem valor dentro do partido, fora do partido PAIGC é igual ao PRS e a outro partido qualquer, e tem de respeitar as leis da republica.


Por outro lado, mesmo ganhando as legislativas, o candidato sugerido pelos estatutos do partido, pode nunca ser primeiro ministro se em primeiro lugar na assembleia não aceitarem o seu nome, e posteriormente o Presidente da Republica não o confirmar (aceitar), nesse caso, mesmo que o estatuto do partido diga que esse individuo é o Rei da Inglaterra não toma posse como primeiro ministro.



Se o presidente der posse e depois exonerar o candidato sugerido pelo partido como primeiro ministro, ele deixa de ser primeiro ministro mesmo que os estatuto digam que é o Rei de Inglaterra.



As coisas são assim porque o primeiro-ministro, neste caso DSP, nunca foi votado pelo povo, o povo VOTOU NO PAIGC, logo, o povo não está comprometido com os estatutos do PAIGC, mas sim com a constituição. O PAIGC pode escrever o que entender nos seus estudos, que o que vale para o POVO, para o PAÍS, e para o PRESIDENTE DA REPUBLICA, É A CONSTITUIÇÃO.



NOTA: Repetindo, qualquer lei que entre em contradição com a constituição, mesmo que sejam os estatutos de um clube de futebol, ou de um PARTIDO, essa lei cai e fica a valer as normas constitucionais, e essas normas constitucionais dizem preto no branco:
  • O Presidente é que nomeia e exonera o primeiro ministro
  • O Presidente é que nomeia e exonera todos os outros membros do governo. 

Porque razão DSP não se armou em maluco quando JOMAV exonerou Bocthe Cande e recusou todos os outros nomes que lhe tinham sido sugeridos para o lugar de Botche Cande? Porque sabe e bem, que o Presidente é que tem esse poder e é um poder legitimo.


O Presidente é também quem convida os partidos políticos a lhe darem um nome (ou nomes) para primeiro-ministro, mas pode aceitar ou recusar esses nomes que lhe foram dados.


O Presidente pode ainda nomear para primeiro ministro qualquer membro dirigente do partido vencedor das eleições que entender (caso do Aristides Gomes nomeado pelo Nino) desde que lhe dá mais garantias de governar com estabilidade o país. Convém também lembrar a ameaça que Cavaco Silva fez a poucos dias ao Partido Socialista em Portugal, ao dizer que quem ganhar as eleições pode não ser convidado a formar governo se não der garantias de estabilidade no país, é assim mesmo porque os Presidentes podem, e quem pode, pode.


Quem não entendeu, que compre um revolver, dê um tiro na cabeça e deixe os Guineenses em paz.