segunda-feira, 4 de abril de 2016

AUGUSTO MIDANA CONQUISTA MEDALHA DE OURO E QUALIFICA-SE PARA JOGOS OLÍMPICOS DO BRASIL

Augusto Midana (azul) de Guinea-Bissau pelea con el venezolano Ricardo Antonio Roberty Moreno (rojo) en su combate de Estilo libre 74 kg.EFE/JIM HOLLANDER
O tricampeão africano de luta livre na categoria de 74 kg, Augusto Midana conquistou ontem, 03 de Abril 2016, mais uma medalha de Ouro na Argélia, em Torneio Internacional de Luta e qualificou-se para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Foram no total seis atletas guineenses que tomaram parte no referido torneio, onde Quintino Intipe e Bidon-Passa conquistaram medalhas de bronze nas categorias de 86 kg e 70 kg respectivamente, que não foi suficiente para a qualificação para os jogos olímpicos.
 
Em reação a proeza do atleta guineense, o director-geral dos Desportos, Carlitos Costa disse que o Governo está com a “sensação de alegria” depois de mais uma conquista de Augusto Midana, que permitiu o país contar com mais um atleta nos jogos olímpicos.
 
“Ele está a levar o nome do país a um nível mais alto, fazendo cada vez mais com que a bandeira nacional seja hasteada. Isto, realmente é gratificante”, notou o governante.
 
Costa considerou que a vitória de Augusto Midana não constitui uma surpresa, adiantando que esperava há muito que o atleta guineense conseguiria tal proeza.
 
O governante enfatizou ainda o facto de Guiné-Bissau conseguir, num espaço de duas semanas, obter grandes conquistas desportivas, referindo, as duas vitórias da seleção nacional de futebol “Djurtos”, da rainha de Judo Taciana Lima Baldé na Geórgia e do Tricampeão de Luta, Augusto Midana.
 
“Cada federação tem a responsabilidade de organizar as suas estruturas com vista a poder proporcionar ao país momentos especiais como estas”, assegurou.
 
Reconheceu neste particular o trabalho que está ser feito por presidente da Federação da Luta, Muniro Conté, que considerou de “alto nível”, que segundo ele, foi graças ao referido trabalho é que Midana conseguiu tais proezas.
 
Com o triunfo, Augusto Midana três vezes consecutiva ganha medalha de ouro na sua categoria é agora detentor de 10 medalhas de ouro no seu historial e junta-se a rainha de arena de judo Taciana Lima Baldé para representar o país nos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro  a realizar-se em Agosto próximo.
 
Por: Alcene Sidibé