terça-feira, 31 de maio de 2016

BACIRO DJA APRESENTA PROPOSTA DE GOVERNO INTEGRADO POR 20 PARTIDOS


PAIGC não respondeu à carta do primeiro-ministro para negociações
 
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau Baciro Djá apresentou na tarde desta terça-feira, 31, ao Presidente da República a proposta de estrutura e composição do novo Governo.
 
A proposta inclui membros de dois partidos com assento parlamentar e mais 18 formações políticas.
 
A informação foi avançada à VOA por uma fonte próxima do primeiro-ministro, que garantiu ser um Governo de basa alargada no Parlamento e fora dele.
 
Além do PRS, segundo partido mais votado nas eleições de 2014 e convidado por José Mário Vaz para indicar o novo Chefe do Governo, a proposta de Executivo apresentada incluiu ainda o Partido Nova Democracia (PND), liderado por Iaia Djaló, actual conselheiro do Presidente da República, e com assento parlamentar, e mais 18 formações políticas sem presença na Assembleia Nacional Popular.

JOVEM QUE FUGIU DO BOKO HARAM FALA SOBRE O CATIVEIRO

Ponto a reter: os combatentes vinham geralmente à noite, para fazer sexo. Quase não os víamos durante o dia. E se resistíamos, eles batiam em nós.
 
Por quase dois anos, Christina Ijabla foi mantida refém pelo grupo radical islâmico Boko Haram, até que conseguiu fugir. Em entrevista exclusiva para a DW, ela conta como era a vida em poder dos terroristas.
 
Christina Ijabla foi mantida em cativeiro pelo Boko Haram por quase dois anos. Os radicais islâmicos invadiram a sua cidade, Madagali, no nordeste da Nigéria. Ela foi forçada a se casar e violentada. Há um mês, Ijabla conseguiu escapar e vive agora com o tio, onde espera pelo nascimento do filho concebido em cativeiro. Desde que escapou do Boko Haram, em abril, ela ainda não recebeu qualquer assistência do governo nigeriano. A reportagem da DW esteve com Ijabla, que contou sobre o período em que foi obrigada a viver com grupo radical islâmico.
 
DW: O que você lembra do dia em que foi raptada?

A PROPÓSITO DA INSINUAÇÃO E APELO A VIOLÊNCIA POR PARTE DE DSP

Fonte: Doka Internacional, mais conhecido por ogiva

Nível de frsutraçao de DSP, ainda líder do PAIGC que esta por um fio, esta a subir de tom.

Na sua ultima “comedia” com a imprensa tipo, mais um episódio de “DOMINGOS SHOW” disparatou ao mais alto nível, numa técnica de agora vale tudo. “ tipo djugu di futebol pirdi 1-0 ku pirdi 7-0 tudo i igual”.
Quem é o DIMINGUINHO NA GUMBÈ para advertir ao Senhor Presidente da Republica para que este não de mais um passo? Abo ku nim 1 policia ku tene.
Agora vamos aos factos!
Em relação a sua mentira de o Presidente estar a preparar para entregar o pais aos que estão alegadamente envolvido no crime organizado, queremos perguntar o seguinte para quem de direito responder:
  • Quem é que teve no seu governo e apoiantes nesta luta perdida as pessoas ligadas ao processo de droga que despareceu no tesouro publico?

  • Quem é tem como próximo, deputado condenado e com transito em julgado por crime económico, nomeadamente administração danosa abuso de confiança?

  • Quem esteve alegadamente envolvido no negócio de passaporte diplomático ainda no período de transição e cujo fundo serviu para apoiar a sua candidatura no congresso de Cacheu e uma parte alocada na compra de JEEP que a esposa usa atualmente?
Já agora, gostaria de desafiar aos ilustres Jornalistas no sentido de pedir a DSP na próxima edição de “DOMINGOS SHOW” que explique sem reserva mental o que o Presidente Macky Sall lhe terá dito em Dakar a quando da sua audiência forçada!
Na verdade, o Presidente Macky Sall, disse lhe o seguinte: por favor afaste e deixe o Pais andar, a decisão do Presidente e as decisões judicias são para cumprir”
E agora?

DIMINGUINHO NA GUMBE PARA SFF.

PLATAFORMA DA SOCIEDADE CIVIL CONDENA FORMA DE PROTESTO DO EXECUTIVO DEMITIDO

Bissau, 31 Mai 16 (ANG) - A Plataforma Nacional das Organizações da Sociedade Civil para Democracia, Cidadania e Direitos Humanos  condena a forma encontrada, pelo governo demitido de Carlos Correia, para protestar abrigando-se no palácio do governo, contra a nomeação do novo primeiro-ministro pelo Presidente Mário Vaz.

De acordo com um comunicado à imprensa desta entidade não governamental divulgado segunda-feira, o acto não só constitui, “uma vergonha do então governo, assim como uma vergonha nacional,”.

Por isso, a Plataforma  insta ao executivo demitido e a Direcção Superior do PAIGC, à enveredarem pela via judicial nas suas lutas, salvaguardando os interesses da Nação. 

No documento assinado pelo seu Presidente, Vençã Mendes, a Plataforma Nacional das Organizações da Sociedade Civil para Democracia, Cidadania e Direitos Humanos encoraja ao Ministério Público a proceder as suas acções com base na lei

Por fim, este movimento das redes das organizações não estatais apela aos guineenses a se distanciarem das “batalhas políticas”.

ANG/QC/SG

MINISTRO DIRECTOR DE GABINETE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA NEGA TER PEDIDO DEMISSÃO DO CARGO

Foto de perfil de Octavio Lopes
Por : Octávio Lopes, via facebook

Acompanhei, incrédulo, o “tratamento jornalístico” dado ao facto de ir para Inglaterra estudar, segundo essas fontes, por pretensa discordância com as opções feitas por Sua Excelência o Presidente da República, como têm sido especulado pelos media e “paramedias” .

Candidatei-me (em 2015) e foi admitido para frequência de dois cursos de Mestrado na University of London (International Strategy and Diplomacy e Law, Development and Governance) para o ano lectivo 2016/2017, com ...início em Setembro do corrente ano.

A iniciativa de capacitação, valorização pessoal e profissional, para além de encorajada pelo Chefe de Estado, o próprio privilegiou-me com a assinatura de uma das cartas de referência exigidas no processo de candidatura.

BARRICADA E ORGIAS NO PALACIO DO GOVERNO!

O palácio do governo transformou-se num bordel?

Fonte: Doka Internacional, Ogiva nuclear

KITS, PRECISAM- SE:PASTA DENTAL, SABONETES, CALÇINHAS, CUECAS, E PRESERVATIVOS.  SÓ DEUS SABE O QUE SE TEM PASSADO NO PALACIO DO GOVERNO.

BRASIL E PORTUGAL SÃO OS PAÍSES LUSÓFONOS COM MENOR PERCENTAGEM DE "ESCRAVOS MODERNOS" -- RELATÓRIO

Guiné-Bissau na  46ª posição, com uma estimativa de 11.400 "escravos modernos, o que representa 0,620% da população".

Brasil e Portugal são, entre os nove países lusófonos, os Estados com menor percentagem estimada de "escravos modernos", com uma estimativa de 0,078% (161.100 pessoas) e 0,123% (12.800) da população, indica hoje o relatório da fundação australiana Walk Free.

Intitulado Índice de Escravatura Global 2016, o relatório analisa 167 países do mundo, entre eles oito dos nove lusófonos - São Tomé e Príncipe não foi reportado -, em que Angola surge na tabela com a maior percentagem estimada de "escravos modernos", com 0,638% da população (159.700 pessoas).

MOÇAMBIQUE: “UMA MEDIAÇÃO INTERNACIONAL NÃO É UMA BOA IDEIA” - PRESIDENTE PORTUGUÊS, MARCELO REBELO DE SOUSA


Toda gente mete o nariz nos assuntos internos da Guiné-Bissau por nossa própria culpa, admitimos falta de respeito de quem quer que seja, mesmo sendo um miserável de um país com graves problemas por resolver. JOMAV pui rispito na terra.

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, observador atento da realidade moçambicana considera que neste momento há mais esperança e que as negociações entre FRELIMO e RENAMO são um assunto interno.

Aquando da sua visita de Estado a Moçambique, que decorreu no inicio de maio, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse estar disponível para ajudar a "fazer pontes" de diálogo. "Os amigos devem estar sempre disponíveis para ajudar os seus amigos, e só as circunstâncias dirão em concreto que tipo de ajuda e em que momento é que é necessário exercitá-la".

segunda-feira, 30 de maio de 2016

A DESCONTEXTUALIZAÇÃO DO PENSAMENTO DE CABRAL

Por: grande jornalista guineense, Umaro Djau, via facebook
 
Ultimamente, tenho acompanhado, de uma forma incessante, a descontextualização do pensamento de Amílcar Cabral.
 
Na verdade, Cabral -- dentro das suas capacidades filosóficas, sociais e políticas -- disse muita coisa. E muitas dessas "coisas" têm sobrevivido aos testes da contemporaneidade devido às suas características peculiares repletas de ambiguidades.
 
Tomemos em conta a frase: "nem toda a gente é do PARTIDO". Esta frase pode-se aplicar à qualquer conjuntura, quer nos negócios, quer na família. Basta substituirmos a palavra "política" com qualquer outro valor ou modo que se quer defender.

A CRISE DA GUINÉ-BISSAU VISTA POR FERNANDO VAZ

A comunidade internacional tem estado atenta à situação vigente na Guiné-Bissau, a UEMOA tendo enviado para o país uma delegação no intuito de tentar mediar o impasse político que continua bem patente alguns dias depois da indigitação de Baciro Djá como Primeiro-Ministro num contexto em que a sua legitimidade está a ser contestada pelo PAIGC. 

 Para Fernando Vaz, presidente da União Patriótica Guineense e representante de 16 partidos sem assento parlamentar, esta contestação não tem razão de ser e a nomeação de Baciro Djà obedece à Constituição guineense
. RFI - Ouvir 
DOMINGOS SIMÕES PEREIRA É DELINQUENTE
 
Quem escutou as declarações dos bandidos como Manecas dos Santos, do DSP, etc., não precisa de pressagiar o futuro. A mensagem de Domingos Simões Pereira de que em breve a Guiné ficará "pacificada", diz tudo. Parece que esses marginais não aprenderam ainda com a história política da nossa terra. Com os exemplos tenebrosos do passado recente. Os objectivos da sua retirada estratégica na semana passada para o estrangeiro, são bem conhecidos. Cozinhou a eliminação física do Presidente da República e do CEMGFA, para depois regressar como um "Messias".  Bandido! Domingos Simões Pereira é infantil e estúpido todos os dias. Ele pensa que se provocar uma intentona vai escapulir? Tira o cavalinho da chuva, moço! Quem te avisa teu amigo é. 

 
O DSP ameaçou inclusive denunciar uma figura que deveria fazer parte do novo elenco governamental de envolver-se no tráfico de droga. O gajo, para além de delinquente é mentiroso. DSP conhece os narcotraficantes porque são da sua convivência e ele próprio é um dos barões da droga. Anda com Veríssimo Nancassa (Tchi-tchi) na algibeira, e outros tantos por ai. 
 
Os delinquentes políticos inventaram uma "Gorongoza" no palácio do governo da Guiné-Bissau. Pois, bem, veremos se na verdade o nosso Estado é "República das Bananas". A ordem pública tem que ser mantida. Depois não digam que houve emprego desproporcional do uso da força por parte dos agentes da ordem. O exercício de poder político se inspirou na lei da física: “Dois galos não cantam na mesma capoeira”. 

Bissau, Bissau...
Chatice omé...

ATIVISTAS EXIGEM DIÁLOGO DIRETO COM ALEMANHA SOBRE GENOCÍDIO NA NAMÍBIA

Os ativistas ameaçam levar a Alemanha a tribunal se não houver negociações tripartidas sobre o genocídio na Namíbia cometido pelas tropas alemãs na antiga colónia, no início do séc. XX.

A Alemanha e a Namíbia continuam a debater um delicado legado do passado colonial: o genocídio dos povos nama e herero, no início do século XX, às mãos do exército alemão.

Entre 1904 e 1907, as tropas coloniais alemãs esmagaram de forma sangrenta a revolta dos dois povos na colónia alemã do Sudoeste Africano, hoje Namíbia. Morreram cerca de 80 mil pessoas.

HISSENE HABRÉ CONDENADO À PRISÃO PERPÉTUA EM DAKAR


Dakar, Senegal (PANA) O ex-Presidente tchadiano, Hissène Habré, foi condenado esta segunda-feira em Dakar, à reclusão perpétua, por crimes de guerra, crimes contra a humanidade e atos de torturas durante o seu regime de 1982 a 1990.

No termo do seu julgamento, iniciado a 20 de julho de 2015 diante das Câmaras Africanas Extraordinárias, o procurador-geral, o Senegalês Mbacké Fall, requereu contra o acusado uma reclusão perpétua contra "libertação pura e simples" deste último pedida por seus advogados da defesa.

MILITARES NA RESERVA E ONGS TENTAM CONVENCER GOVERNO DEMITIDO A LIBERTAR INSTALAÇÕES EM BISSAU????

Militares na reserva e ONGs tentam convencer governo demitido a libertar instalações em Bissau
Esses desordeiros e meliantes devem ser expulsos à força pelas forças da ordem, se julgam que têm razão, ou seja, que o presidente da república violou a constituição ao nomear e empossar o Dr. Baciro Djá como primeiro-ministro, que recorram aos tribunais, não é necessária todo  este espetáculo de se barricar nas instalações do governo, o que estão a fazer é sinal de desespero total, nunca tínhamos visto isto em lado nenhum.  Mininu si bu tiral direpenti na máma i tchora toki i salussa.

Oficiais militares guineenses na reserva e elementos de organizações não-governamentais estão a tentar convencer o governo da Guiné-Bissau demitido a abandonar a sede do executivo, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

AS INVESTIDAS DE DSP

Fonte: Doka Internacional, mais conhecido por ogiva nuclear
O Presidente de PAIGC esta a incorrer no cometimento de mais um crime, desta feita assalta a instituição pública e impediu o normal funcionamento da maioria dos Ministérios da Guiné-Bissau em nome de falso protesto que não tem enquadramento nem jurídico e nem politico.

Os membros de governo demitido que se encontram acantonados no palácio de governo, já tinham sido convencidos pela comunidade internacional com quem estiveram reunidos na sexta-feira, para abandonar o local, depois de regresso da frustrada viagem de DSP a Senegal, este mentiu aos seus colegas em como devem permanecer no local porque  têm apoio e a solidariedade da comunidade internacional e a melhorar forma de provocar eleições gerais antecipadas, porque fez passar as informações em como nem o Presidente José Mário Vaz e o nem o novo homem forte do Pais, DR Baciro Djá, não tem controle da situação (ES TUDO I PABIA SUTI KA TEM). .

FALSOS RELATÓRIOS E MENTIRAS SOBRE DROGAS NA GUINE BISSAU


O BLOGUE PROGRESSO NACIONAL LANÇA UM FALSO EXCLUSIVO, AONDE FAZ AS SEGUINTES INSINUAÇÕES, MENTINDO DESCARADAMENTE QUE EXISTEM ENTRE NÓS "HOMENS QUE QUEREM FAZER REGRESSAR O TRAFICO DE DROGA NA GUINÉ-BISSAU." UMA MENTIRA ALIMENTADA PELOS VÁRIOS RELATÓRIOS FICTÍCIOS SOBRE O PAÍS, FEITOS POR VÁRIOS AUTORES, FEITOS REPRESENTANTES OU CONSULTORES, PARA JUSTIFICAREM O SEU  ETERNO GANHA-PÃO.

MENTEM, INVENTANDO SITUAÇÕES OU TÍTULOS SOBRE A DROGA NA GUINÉ BISSAU. TUDO FALSO E MENTIROSA.

OUTROSSIM, SÃO OS AFERISTAS OU FALSOS NEGOCIANTES MAFIOSOS, QUE BURLAM POR ENCOMENDA DE DITOS CONSULTORES OU GENTES QUE VIVEM RELATANDO "IN ETERNE" A EXISTÊNCIA DE DROGAS (INEXISTENTE) NA GUINÉ BISSAU E FALAM ATÉ DE PLACA GIRATÓRIA.

COMANDANTE DA ECOMIG PODERÁ SER DECLARADO PERSONA NON GRATA

Fonte: Doka Internacional, mais conhecido por ogiva nuclear
NAMORADO? DA SRº CADI SEIDI?

As atitudes do actual comandante da ECOMIG em Bissau começam a configurar uma atitude de cumplicidade em crimes delineados e perpetuados pelo DSP. Numa atitude de pura ingratidão para com as autoridades nacionais que o têm promovido e positivamente projectado junto da CEDEAO, nomeadamente através de diligencias levadas a cabo pelo Drº Baciro Dja que foi quem celebrou o acordo com a CEDEAO, este comandante por motivos pretensamente passionais (namora? com a senhora Cadi Seidi? membro do governo demitido), tem VINDO, A REVELIA DA CADEIA HIERÁRQUICA DA ECOMIG EM BISSAU, a colaborar na sabotagem das instituições do estado assim como a trair o espírito da missão da ECOMIG em Bissau, caso persista neste comportamento desaprovado pela CEDEAO e pelos superiores hierárquicos, SERÁ ALVO DE UMA ACÇÃO DO ESTADO GUINEENSE que o poderá considerar PERSONA NON GRATA e convidado a abandonar o país sendo substituído por um novo oficial da ECOMIG, o que ainda não aconteceu porque foi ponderada a hipótese de o mesmo ter sido enganado pelo DSP como é seu timbre com cumplicidade da Srª CADI SEIDI.

MAS ESTÁ FEITO O AVISO, A PARTIR DE AGORA TERÁ TOLERÂNCIA ZERO NA MEDIA EM ESTÁ ESGOTADO O SEU CRÉDITO.

SOLUÇÃO FINAL – 7

Fonte: Doka Internacional, mais conhecido por ogiva nuclear
O Triunfo da Democracia
O Decreto Presidencial Nº 1/2016, datado de 12 de Maio, que encontra a sua sustentabilidade constitucional na Alínea b) do Nº 1 do Artigo 69º, conjugado com o Nº 2 do Artigo 104º, bem como do Artigo 70º da actual Constituição da República da Guiné-Bissau e que demitiu o Governo do PAIGC, alegadamente liderado pelo Eng.º Carlos Correia, veio colocar um ponto final numa longa maratona dum conflito institucional dispensável e prejudicial aos interesses da Nação e que vinha se arrastando durante os últimos sete meses, entre Domingos Simões Pereira (que de facto liderava o executivo) e a Presidência da República da Guiné-Bissau e cujo desfecho final, tendo em conta o conteúdo, a forma, os procedimentos e as envolvências que coloriram todo o processo, nos permitem afirmar que desta vez a democracia funcionou na sua plenitude – o povo reconhece e a Comunidade Internacional aplaude.

BARRICADA NO PALÁCIO DO GOVERNO

Fonte: Doka Internacional, mais conhecido por ogiva nuclear
TODA VERDADE


Com a publicação do Decreto Presidencial que nomeou o Dr.º Baciro Dja primeiro-ministro da Guiné-Bissau, um grupo de governantes demitidos, e sobe ordens de DSP barricou-se palácio do governo, COMETENDO DESTA FORMA 3 CRIMES DE ATENTADO conta o governo, entre os quais o de ocupação ilegal e pela via da força de edifícios do estado.


Na sequência, o Dr. Baciro Dja, pela via do dialogo, e da negociação solicitou o abandono pacifico e ordeira dos edifícios sob o patrocínio das forças de segurança e defesa nacionais, pedido este que foi acatado pela maioria dos membro de governo demitido, porem um grupo muito restrito destes ex-membros de governo, por sinal com mais ligações ao DSP, o denominado núcleo duro, entre eles vários com processos pendentes na justiça, decidem e mais uma vez sob ordens do DSP, não acatar o pedido do actual primeiro ministro Drº Baciro Dja, pressentindo nos 3 crimes contra o estado, e desobediência agravada as ordens de forças de segurança e defesa.

domingo, 29 de maio de 2016

O PRESIDENTE DUM PARTIDO POLÍTICO NA GUINÉ-BISSAU NÃO É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU

Por: Fernando Casimiro (nosso Didinho), via facebook
 
O Presidente dum Partido Político na Guiné-Bissau não é o Presidente da República da Guiné-Bissau, a Constituição da República não o permite!
 
Não devemos confundir o Estado com os Partidos Políticos;
 
Não devemos confundir a soberania do Estado, quiçá os seus órgãos de soberania, com as estruturas do dirigismo dos Partidos Políticos.
...
Nenhum Presidente seja de que Partido Político for, tem competências/legitimidade para REPRESENTAR a República da Guiné-Bissau e falar em nome do País e do Povo a Chefes de Estado de outros países. Essa competência é do Presidente da República da Guiné-Bissau, igualmente Chefe do Estado!
 
Quando se fala da separação de poderes dos órgãos de soberania e se acusa, de forma algo leviana, o Presidente da República de violar o princípio da separação de poderes, o que se pode dizer sobre factos concretos de usurpações de poderes, soberanos, por parte do Presidente do PAIGC e das sucessivas violações constitucionais do partido que dirige?
 
A Guiné-Bissau não ficará à mercê do PAIGC e da sua ditadura de 42 anos, mesmo que o actual Presidente da República, seja por que motivo for, venha a sair de cena.
 
NÃO PERMITIREMOS!
 
Positiva e construtivamente.
Didinho 29.05.2016

GUINÉ-BISSAU: MISSÃO DA ÁFRICA OCIDENTAL TENTAR MEDIAR O IMPASSE POLÍTICO

Bissau, 29 mai (Lusa) - Uma missão do comité interparlamentar para a paz e prevenção de crise na Africa Ocidental encontra-se em Bissau para tentar mediar o impasse político na Guiné-Bissau.

Lancine Dossa, chefe da missão, disse hoje aos jornalistas que a organização, da qual a Guiné-Bissau faz parte, pretende "tentar ajudar" na busca do entendimento.
 
O Presidente guinenese, José Mário Vaz, nomeou na quinta-feira, Baciro Djá, deputado dissidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), como primeiro-ministro, situação que o partido não admite.

Figura da semana: Menino de Bissau ZÉ GOLO ELEITO MELHOR MARCADOR DE SEMPRE DO EURO SUB – 17

image
“O Democrata” elegeu como figura da semana o futebolista luso-guineense, José Gomes (Zé Golo), por ter marcado sete golos na competição do EURO dos Sub -17, que decorreu em Azerbaijão.

O menino de Bissau que representa a seleção portuguesa, pertence ao Sport Lisboa e Benfica. Os sete golos marcados no Azerbaijão pelo luso-guineense tornaram-no o melhor marcador de sempre da competição (EURO), naquela categoria.

PAPEL FABRICADO A PARTIR DE FEZES DE ELEFANTE É NEGÓCIO LUCRATIVO E DE QUALIDADE

O queniano John Matano descobriu uma forma de aproveitar as fezes dos elefantes e ganhar dinheiro com isso. Este empresário, de 58 anos, usa esta matéria orgânica para produzir papel.
 
«Perguntam-me sempre o papel de fezes de elefante tem qualidade. A resposta é sim – sem dúvida», garante à BBC Matano, que hoje emprega 42 pessoas na sua empresa e tem um lucro anual de 23 mil dólares.
 
Para manter uma fonte de produção contínua, o empreendedor é um forte defensor da preservação dos elefantes.

DSP ARRASTA CARLOS CORREIA PARA A MAIOR VERGONHA DA SUA VIDA

 
Carlos Correia pretendia abandonar o recinto para sua casa devido a sua avançada idade, mas DSP obriga este homem a tamanha violência física, um verdadeiro atentado a sua integridade, saúde e própria vida, tentando arrasta-lo para a barricada.

Felizmente as nossa forças de segurança intervieram com prontidão e sanearam a situação.
 
AINDA ASSIM DSP NÃO SE LIVROU DE UMA VALENTE TAPONA (DSP NÃO QUER PERCEBER QUE JÁ NÃO TEM NENHUM ESTATUTO ESPECIAL, MAS VAI ACABAR PERCEBER)
Tudo a acontecer neste preciso momento, pedimos que continuem a acompanhar.

Atenção que tudo o que os blogs da mentira estão a dizer é pura mentira para desinformar a diáspora, quem está em Bissau sabe bem que nada disso é verdade.

LÍDER DO PAIGC ACUSA PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU DE FALTAR AOS DEVERES CONSTITUCIONAIS

O paraquedista da CPLP é um desinformador-mor, julga que é o único conhecedor das leis do país e o dono da verdade absoluta. Seria bom para si e para o país se demitisse da liderança do PAIGC e parasse de mentir e perturbar, estamos fartos da corja que lidera.

O líder do PAIGC, partido vencedor das últimas eleições legislativas na Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, acusou no sábado o Presidente do país de ter faltado aos deveres constitucionais no ato da nomeação de um novo primeiro-ministro.
Em declarações aos jornalistas momentos após a sua chegada a Bissau vindo do Senegal – onde se reuniu com o Presidente daquele país -, Simões Pereira acusou José Mário Vaz de ter “imposto” Baciro Dja para o cargo de primeiro-ministro, “sem respeitar os ditames constitucionais”.

PRESIDENTE DA GÂMBIA, YAHYA JAMMEH MANDA BAN KI-MOON E AMINISTIA INTERNACIONAL "PARA O INFERNO"

Leia em Francês: Yahya Jammeh à J.A. : « Je ne suis qu'un dictateur du développement » - jeuneafrique.com

O Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, mandou hoje "para o inferno" o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e a Amnistia Internacional, que reclamam a abertura de um inquérito à morte de um opositor que estava detido.
 
"Ban Ki-moon e a Amnistia Internacional podem ir para o inferno! Quem são eles para exigir isso?", afirmou Jammeh, quando questionado sobre o opositor Solo Sandeng, que morreu na prisão em abril, segundo o Partido Democrático Unido (UDP, oposição).

sábado, 28 de maio de 2016

GOVERNO DEPOSTO EM BISSAU REÚNE CONSELHO DE MINISTROS

media
O PAIGC do paraquedista da CPLP continua a perturbar, é urgente o país se libertar desta escumalha o quanto antes sob pena de a situação ganhar outra dimensão.
 
O PAIGC, apesar de ter ganho as eleições com a maioria absoluta, não soube gerir  os problemas internos de forma a manter a equipa unida,  perdeu essa maioria por razões óbvias  e consequentemente o apoio parlamentar que lhe permitisse governar.
 
Em lugar algum da nossa constituição está estabelecido que o Partido mais votado é que deve exclusivamente formar governo, portanto  falsa a pretensão do PAIGC, demagógica e anti-democrática, quando dizem nós ganhamos portanto temos que ser nós a mandar, mentira, “anós cu ganha anós cu tem cu manda”, a nossa constituíção não estabelece esse princípio! 
 
Aliás temos exemplos recentes da aplicação do “ principio tendo em conta os resultados eleitorais” em Portugal, aonde quem ganha é o PSD de Passos Coelho, mas quem conseguiu um acordo parlamentar para viabilizar a governação foi o segundo partido mais votado o PS de António Costa. Ainda poderíamos citar mais casos por este Mundo fora civilizado e altamente democrático o de Luxemburgo aonde o Partido de Jacque D’lor ficou em primeiro mas não conseguiu apoio parlamentar que o permitisse governar, sendo entretanto o terceiro partido mais votado e quarto que conseguiram esse acordo permitindo-lhes ser o actual governo em Luxemburgo, poderíamos ainda citar o caso da Islândia, Espanha, Grécia, etc, etc.
 
Fonte: RFI
 
O governo deposto pelo presidente guineense, José Mário Vaz, esteve reunido esta tarde em conselho de ministros, donde saiu um comunicado exigindo a reposição da legalidade no país e o seu retorno ao poder.

PAIGC: O PROVAR DO PRÓPRIO VENENO


Fonte: Ditadura do progresso
 
Por: Carlos Sambú
 
O PRÓPRIO VENENO

O velho Mefistófeles da política italiana GIULLIO ANDREOTTI , dizia: <A verdade é o fim de mundo> pois a vitima do próprio veneno não quer acreditar.

O Baciro Dja, promovido pelo PAIGC (terceiro vice-presidente) depois pelo DOMINGOS (vice primeiro-ministro) agora que este saltou a chefe de governo, atual direção do PAIGC e seus apaniguados querem fazer como general prussiano que não amotina, estão a promover vandalismo e desacatos 

COMUNICADO À IMPRENSA

UPG, PDSSG, UNDP, FD, PDG, UDS, LIPE, FLING, PRP, PPD, PP, MP, PADEC, CD, CNA, PDS, Partidos Políticos legalmente constituídos reunidos hoje em Bissau, 27/05/2016 em sessão plenária, analisaram exaustivamente o processo da Grave Crise Politíca instaurado no  País  a quase 10 meses pelo PAIGC, resultante da crise interna desse partido e ainda a recente nomeação atráves do Decreto Presidencial nº 2/2016, para o cargo de Primeiro Ministro do Dr. Baciro Djá resultante do convite endereçado ao segundo Partido mais votado nas ùltimas eleições o PRS, e decidiram o seguinte:

ISKANDER, O PESADELO DO ESCUDO ANTI-MÍSSEIS BALÍSTICOS DOS E.U.A

 
As capacidades dos mísseis Iskander são tais que eles podem passar através do escudo norte-americano. Portanto, pode-se perguntar para que serve este investimento colossal na Europa Oriental. Em primeiro lugar, parece que Washington busca justificar a sua proteção aos Europeus, em seguida, aposta no longo prazo: —na sua capacidade de mais rápido modernizar o escudo que os russos em melhorar os seus mísseis.
 
A OTAN(NATO) posiciona, cada vez mais, novas armas ofensivas nas fronteiras da Rússia, obrigando Moscovo a responder implantando armas defensivas. O sistema de mísseis terra-terra Iskander (Código Otan SS-26 Stone), é produzido pela fábrica de mísseis de Votkinsk (1.000 km a leste de Moscou). Ele foi especialmente concebido para perfurar o Escudo anti-mísseis balísticos norte-americano. O míssil Iskander, com um alcance de 500 km, possui um único andar Soyuz NPO, e funciona com combustível sólido. A 152ª Brigada de mísseis tácticos de Chernyakhovsk, no enclave de Kaliningrado, está equipada com mísseis Iskander, colocados a 200 km a partir da base de Redzikowo, que terá o papel de neutralizar o Escudo anti-mísseis americano na Polónia.

DESTRUTURAÇÃO: A FASE ACTUAL DO NEOCOLONIALISMO


 Rui Peralta, Luanda IN PG
 
Líbia, Sudão, Somália, Mali, pertencem á extensa lista das nações africanas que sofreram uma intervenção militar norte-americana e/ou europeia. Ao colonialismo seguiu-se o neocolonialismo, primeiro assente no aproveitamento das dinâmicas internas dos Estados africanos e, na actual fase, caracterizado pela destruturação das nações e sociedades africanas. A destruturação tem as suas reminiscências em contextos históricos anteriores, pertencentes ao colonialismo e/ou á primeira fase neocolonial e que não se completaram, não assumiram a sua forma final. É o caso da “balcanização” na Europa (no contexto histórico de finais do século XIX europeu), da “congolização” (os factos ocorridos no ex-Congo Belga, que levaram ao assassinato de Lumumba e que geraram um período de grande instabilidade no Congo, actual RDC, culminando com a ditadura de Mobutu) e da “somalização”.

Opinião: QUEM ENSINOU DEMOCRACIA AOS GUINEENSES?

Fonte: odemocratagb.com

Uma boa pergunta que todos os guineenses deveriam fazer é seguinte: este modelo de Estado que escolhemos ainda serve? Charles Louis de Secoundat, ou simplesmente Montesquieu, em sua obra “do Espirito das leis” falou de maneira bem elegante sobre separação dos poderes entre o legislativo, executivo e judicial. Não obstante a sua explanação que preza sempre pela independência dos poderes, nenhum Estado é obrigado a seguir a sua orientação, mas quando se decide por adotar uma democracia tal e qual a conhecemos, onde há clara separação dos poderes e suas independências, a que respeitar estes princípios de separação de poderes e sua autonomia.
Na Guiné Bissau tem se feito ao contrário, o próprio governo é quem faz sua avaliação dizendo o que acha da sua governação enquanto o presidente da república faz papel do acusador público, denuncia crimes, fraudes e corrupção quando Ministério Público se mantem afastado e tribunal de contas isenta.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Empossamento de Baciro Dja: JOMAV CONFIANTE NO APOIO DA COMUNIDADE INTERNACIONAL


O Presidente da República, José Mário Vaz afiançou que está seguro que a comunidade internacional e os parceiros da cooperação vão continuar sensíveis às necessidades do povo e manterem-se confiantes na capacidade dos governantes guineenses ultrapassarem definitivamente a crise.
O chefe de Estado falava hoje, 27 de maio 2016, na cerimónia de empossamento do novo Primeiro-Ministro no Palácio da República. José Mário Vaz acredita que não é difícil desenvolver o país, tendo sustentado que “tudo dependerá da equipa governamental a ser escolhida”.
José Mário Vaz disse que o governo de Baciro Dja poderá ter sucesso se for capaz de responder às urgências do país e resolver os problemas concretos da população.

NOVO PRIMEIRO-MINISTRO: BACIRO DJÁ PROMETE “REFORMAR O ESTADO” EM PROL DA BOA GOVERNAÇÃO

Bissau, 27 Mai. 16 (ANG)O novo Primeiro-ministro, Baciro Djá prometeu hoje, no acto de tomada de posse que, o “essencial” das políticas do  futuro governo centrar-se-á na gestão coordenada dos projectos de desenvolvimento, com destaque para as reformas do Estado, “indispensáveis à boa governação e  gestão responsável da coisa pública”.
Djá afirmou que estas opções de governação permitirão a criação de condições para  uma gestão política racional de projectos de desenvolvimento, bem como das políticas públicas em geral.
 
Dado que, segundo disse, dotarão ao Estado de capacidade institucional “forte” e adequada para fazer face aos desafios actuais.
 
O novo Primeiro-ministro promete uma atenção particular às carências em recursos humanos na Administração Pública guineense e à estruturação do aparelho do Estado, com vista a concorrência da mundialização, na perspectiva,  de captar recursos para o desenvolvimento, em geral, e, em particular, o investimento privado  directo.