quarta-feira, 15 de março de 2017

Conselho de Estado: CIPRIANO CASSAMÁ AFIRMA QUE PRESIDENTE JOMAV NÃO QUER A PAZ E ESTABILIDADE PARA O PAÍS??

Os atores, artistas, realizadores,  e encenadores do PAIGCWOOD(laboratório de instabilidade) prepararam uma peça teatral "proposta de Jiló Cipriano Cassamá para acabar com a crise" cujo o propósito era  proporcionar um megaespectáculo aos guineenses mas as coisas não correram bem. Portanto fica para a próxima, ou seja, os ensaios vão continuar na sede do PAIGCWOOD.

Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, afirmou no início desta noite, 15 de março de 2017, que o Presidente da República, José Mário Vaz não quer a paz e estabilidade para o país. O líder do parlamento guineense falava à imprensa depois de uma reunião do Conselho de Estado convocada para analisar a sua proposta de solução ao impasse político que assola o país há cerca de dois anos.

De acordo com a Agência Lusa, Cipriano Cassamá propõe a aplicação do ‘Acordo de Conacri’, um instrumento político apoiado pelos líderes da Africa Ocidental como saída da crise política guineense. A proposta sugere a formação de um novo governo, liderado por Augusto Olivais (dirigente do PAIGC), partido vencedor das últimas eleições legislativas, onde farão parte as cinco formações políticas com assento parlamentar.

Na proposta, entregue (no dia 6 de março) na última reunião do órgão consultivo do presidente da República, consta que o PAIGC teria 17 pastas ministeriais, o Partido da Renovação Social (PRS), 12, PCD, UM e PND, teriam uma pasta cada e seria um  “governo inclusivo e de consenso”.

À saída da reunião de hoje, Cipriano Cassamá disse na curta declaração à imprensa que “nós acabamos de sair numa farsa e não um Conselho de Estado, para mim”.

“É uma brincadeira! O Presidente da República está a brincar com este país. Presidente da República não quer a paz e estabilidade para este país”, afirmou o presidente do parlamento.

O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, disse aos jornalistas que não tem dúvidas que o Presidente José Mário Vaz terá alguma intenção em encontrar solução para a crise vigente, contudo realçou que o Chefe de Estado tem a dificuldade de conduzir um debate sério e construtivo para ultrapassar a situação da crise.

“Lamento profundamente que tenhamos assistir mais uma vez, espectáculo deplorável, em que as palavras e termos não foram devidamente escolhidos e no final ao invés de uma contribuição positiva, ouvimos trocas de palavras bastantes desagradáveis que não credibilizam as instituições e nem o esforço que o povo aguardava que todos nós fizéssemos”, notou o político.

Assegurou neste particular que a agora a resolução da crise está nas mãos do Presidente da República e como sempre esteve.

Para o porta-voz do Conselho de Estado, Victor Mandinga, o documento apresentado pelo líder do parlamento guineense fala do entendimento parlamentar, mas o conteúdo do seu artigo sétimo põe em causa as prerrogativas dos deputados da nação.

“O mais pertinente é que num dos articulados o documento diz que os partidos políticos devem assumir o compromisso de não apresentar moção de censura a um governo que supostamente seria de Olivais. Admitamos que o Presidente da República aceita tal como é requerido neste documento, demitir o governo liderado por Umaro Sissoco Embaló e a nomeação do Augusto Olivais. Nós questionamos o seguinte: Em que medida a assinatura do presidente do PAIGC, presidente do PND e do presidente suspenso do PCD, é valida perante os deputados? Põe-se a questão da eficácia deste acordo”, notou.

Por: Aguinaldo Ampa