quarta-feira, 29 de março de 2017

POLÍCIA JUDICIÁRIA GUINEENSE INVESTIGA DESAPARECIMENTO DE CIDADÃO HOLANDÊS EM SÃO DOMINGOS

Um cidadão de nacionalidade holandesa, Mike Hubertus Maria Daniels, de 52 anos de idade, foi dado como desaparecido no final do mês de fevereiro do ano em curso, na pequena cidade de São Domingos, região de Cacheu, no norte do país. Mike Daniels, como é conhecido na cidade, exercia atividade comercial de venda de viaturas e materiais eletrodomésticos que comprava em França para revender na Guiné-Bissau, concretamente, no sector de São Domingos.
 
O cidadão holandês residia numa casa familiar que pertence a um cidadão nacional, Luís Mendes. A referida casa encontra-se no ‘Bairro Novo’, ou seja, junto à estrada que liga o sector do São Domingos a vila de Djegué [aldeia junto à linha fronteiriça com o Senegal], depois do mercado do sector.

Mike tinha aberto um posto de venda dos seus produtos junto às instalações das alfândegas naquele sector, onde deixava os materiais usados que trazia da Europa para vender na Guiné-Bissau. Ainda de acordo com as informações que circulam no sector, presume-se que o cidadão holandês que era tido como ‘amigo de todos’ naquela pequena cidade deixou de aparecer ao público no início do mês de fevereiro.
 
Na carta de familiares do desaparecido enviada ao Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau, datada de 03 do mês em curso e que o Democrata teve acesso, consta que os familiares e a esposa deixaram de ter a informação de Mike Daniels desde o dia 01 de Fevereiro do ano em curso.
 
Os familiares suspeitaram no Luís Mendes como o responsável pelo desaparecimento de Mike Daniels, com o intuito de apoderar das viaturas e materiais electrodomésticos que este vendia. Denunciaram ainda na carta que Luís Mendes teria sido ajudado por outra pessoa na cumplicidade para o desaparecimento de Mike, no entanto, desmentiram, na mesma carta, a informação avançada por Luís Mendes, em como teria comprado as duas viaturas (Camião Renault e Opel 4×4) mais alguns materiais das mãos de Mike Daniels, antes deste ter viajado para a França.
 
No entanto, alegaram que em nenhuma circunstância Mike Daniels venderia as duas viaturas sem informar os seus parceiros na Europa, contudo interrogaram a origem do dinheiro usado por Luís Mendes para comprar as duas viaturas e já que o mesmo não está em condição financeira de comprar as duas viaturas.
 
Entretanto, o Jornal O Democrata soube que a Polícia Judiciária está a investigar o caso e, na sequencia das investigações, deteve o proprietário da casa, onde morava o cidadão holandês. Segundo a informação, Luís Mendes foi detido pela polícia por suspeitas no envolvimento do desaparecimento de Mike Daniels.
 
Depois de desaparecimento de Mike Daniels, Luís Mendes apresentou um documento que comprova a compra das duas viaturas e mais alguns materiais eletrodomésticos que o holandês vendia. Uma fonte junto às autoridades setoriais confidenciou a’ O Democrata que, quinze (15) dias depois do desaparecimento do cidadão holandês, Luís Mendes mandou tirar as duas viaturas das instalações da Alfândega de São Domingos, onde estavam estacionadas, para a sua residência.
 
As informações de fontes policiais indicam que Polícia Judiciária descobriu mais tarde que os documentos apresentados por suspeito sobre a compra das duas viaturas eram falsos, pelo que decidiu detê-lo para prosseguir com as investigações no terreno.
 
 
Por: Assana Sambú