sexta-feira, 24 de março de 2017

PRESIDÊNCIA ABERTA: MINISTRO DO INTERIOR ASSUME COMBATE A DROGA "SEM TRÉGUAS" NA GUINÉ-BISSAU

A promessa do Ministro ABC

Bafata, 24 Mar 17 (ANG) - O Ministro do Estado e do Interior manifestou hoje em Bafata a determinação do seu pelouro em lutar "sem tréguas" para por cobro o tráfico e consumo de drogas na Guiné-Bissau.

Botche Cande que procedia a um balanço preliminar da estada do Presidente da República na região de Bafata, no quadro da presidência aberta que tem efectuado ultimamente no interior do pais, apontou estupefacientes conhecido por "liamba" como o que mais tem transtornado a mente dos jovens guineense.

"Dói muito ver os nossos filhos mentalmente perturbados devido a drogas a despirem no meio publico", lamentou o governante que voltou a martelar ser necessário eliminar o fenómeno droga na sociedade bem como acabar, também, com o roubo de gado bovino que tem atormentado as populações, sobretudo no interior do pais.

Botche Cande prometeu, em nome do executivo, assumir todas as exigências da comunidade internacional em matéria do combate ao ilícito, tendo para isso solicitado a colaboração de toda a população neste sentido.

Em termos de balanço da Presidência Aberta disse terem recebido pedidos da população de Bafata no sentido de todos unirem para por cobro a crise política vigente, uma vez que a Guiné-Bissau que "nos" une e eh muito maior que qualquer outro factor que esteja a sustentar a divergência neste momento.

"Essas mensagens convergem inteiramente nos apelos que o próprio Presidente da República tem lançado em diferentes ocasiões: devemos perdoar uns aos outros no sentido de trabalharmos para a paz e o bem-estar de todos", vincou o Ministro do Interior e coordenador das deslocações de José Mário Vaz as regiões do pais.

Explicou terem adoptado uma nova estratégia com vista a facilitar os contactos do Presidente da República, José Mário Vaz junto da populações, ou seja, os comícios populares e as auscultações junto as forcas vivas locais far-se-ão nas capitais das regiões visitada.

O programa da presidência aberta indica que o chefe de estado deslocar-se-á a Buba, na região de Quinara onde ira presidir um comício popular e, de seguida, proceder a inauguração das obras de construção da estrada que liga esta vila a Catio, na região de Tombali.

As régios de Oio e Cacheu e ainda de Bolama Bijagós serão as próximas etapas desta presidência aberta que já passou pelas de Gabu e Bafata.


ANG/JAM