sexta-feira, 24 de março de 2017

GOVERNO GUINEENSE ATRIBUI DIPLOMA DE RECONHECIMENTO AO EMBAIXADOR WANG HUA

O Primeiro-ministro guineense, o General Úmaro Sissoco Embaló, atribuiu esta sexta-feira, 24 de março 2017, um diploma de reconhecimento ao Embaixador Extraordinário Plenipotenciário da República Popular da China, Wang Hua, que termina sua missão na Guiné-Bissau.

A iniciativa do executivo guineense significa a gratidão do povo da Guiné-Bissau pela marca indelével que o Embaixador Wang Hua deixa no país, pela sua ação de promoção de uma relação de cooperação sã entre o povo chinês e o povo guineense.


Após a cerimónia da entrega do diploma de reconcimento, o Chefe do Governo Guineense enalteceu, na sua declaração, os trabalhos feitos pelo diplomata chinês na Guiné-Bissau.

Para o Embaixador Extraordinário Plenipotenciário da República Popular da China no país, Wang Hua, o diploma que recebeu representa uma amizade de muitos anos e mostra a bondade, o reconhecimento e a vontade de  continuar a ter uma cooperação sã entre os dois países.

“Para qualquer embaixador no momento da despedida de um país, sempre diz que a sua missão foi cumprida. Para mim, não é possível dizer estas palavras, sendo que ainda falta cumprir a nossa missão, falta atingir o seu objectivo de ajudar desenvolver a Guiné-Bissau”, assegurou.

O diplomata lembrou ainda que, não obstante a Guiné-Bissau ter conquistado a independência há 43 anos, por vários fatores históricos, subjetivos e objetivos, a situação é ainda precária e precisa ser consolidada pela auto-suficiência alimentar, educação, investimento económico e paz social e política.

“Ainda precisamos lutar com grandes esforços, com o nosso próprio sacrifício, para consolidar a nossa independência. Neste caso, armas nas nossas mãos, não é necessariamente espingardas e pistolas, mas também máquinas, tratores, barcos para a pesca industrial, a tecnologia para fazer avançar o país”, exortou Wang Hua.

De recordar que no dia 22 do mês em curso, o Conselho de Ministros agraciou o Embaixador da República Popular da China, Wang Hua, com uma Medalha Nacional de Mérito de Cooperação de Desenvolvimento pelo trabalho que efetuou durante o seu mandato de três anos no país.


Por: Aguinaldo Ampa