sábado, 18 de março de 2017

Secretário-Geral do PRS: “QUERO RELEMBRAR AO PAIGC QUE O QUE NOS UNE É MAIS IMPORTANTE DO QUE O QUE NOS DIVERGE”

O Secretário-Geral do Partido da Renovação Social (PRS), Florentino Mendes Pereira exortou hoje, 18 de março 2017, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) a ter em consideração o que une os dois partidos ao invés do que os diverge.
 
Florentino Mendes Pereira falava durante a cerimónia de abertura da 2ª Conferência de Quadros do PRS que decorre numa das unidades hoteleiras em Bissau até amanhã, 19 de março, sob o lema: “PRS e os Desafios da Governação: Um Olhar para o Futuro”.

A conferência que reuniu cerca de 300 participantes, na sua maioria jovens e mulheres provenientes de diferentes estruturas do partido, conta igualmente com a participação de representantes dos partidos da família ‘Centro Democrática Internacional’ do espaço da lusofonia, designadamente: PSD (Portugal), MpD (Cabo Verde), UNITA (Angola), RENAMO (Moçambique) e ADI de São Tome e Príncipe.
 
Presidindo a cerimónia de abertura da conferência, o Secretário-geral do partido, Florentino Mendes Pereira, apelou os quadros do partido presentes no encontro a estarem conscientes do momento crítico e difícil que o país atravessa. O politico disse contudo acreditar que as conclusões da conferência venham impulsionar uma profunda reflexão com vista a solução aos problemas que se apresentam à Guiné-Bissau e ao seu povo martirizado.
 
Pereira criticou ainda a postura de responsáveis de alguns setores da cena política nacional, que segundo ele, tiveram o ‘comportamento antidemocrático’ optando pelo “bloqueio das instituições importantes como o Parlamento, o incumprimento de acordos internacionais  firmados e o não acatamento de decisões judiciais”.
 
Este responsável político e atual titular da pasta da energia e indústria apelou à união da classe política, alegando existir “inimigos” que influenciam alguns órgãos de comunicação social nacional e estrangeiro para difundir “notícias alarmistas e mentirosas” sobre fragilidades institucionais e o tráfico de estupefaciente no país.
 
Sobre o ‘Acordo de Conacri’, Florentino Mendes Pereira assegurou que o seu partido contribuiu para o acordo chegado em Conacri na base da expetativa de um desbloqueio institucional destinado a garantir a estabilidade.
 
“O acordo assinado em Conacri não cumpriu os seus objetivos e, tudo parece ter ficado bem pior do que antes. Assim, afirmo em consciência que não houve nunca consenso quanto ao nome divulgado pelo mediador e pelo presidente da Comissão da CEDEAO.
 
Nem o PRS, nem o país precisam de uma mediação parcial que evoca pontos fantasiosos não escritos na letra do acordo”, contou o Secretário-geral dos renovadores, que entretanto, avançou  ainda que o mediador deve mudar de posição para ajudar melhor a Guiné-Bissau a sair da crise política.
 
Herménio Celso Fernandes, membro da Comissão Política do Movimento para a Democracia de Cabo Verde (MpD), e José Batista em representação do Partido Social Democrata de Portugal (PSD), durante as suas intervenções enfatizaram a formação dos jovens quadros como “uma das missões mais importantes dos partidos políticos na qualificação dos agentes políticos”.
 
De referir que durante a conferência os participantes irão debater diferentes temas apresentados por vários especialistas, nomeadamente: Papel dos Partidos Políticos na Constituição de um Estado de Direito Democrático; Comunicação Política; Acordo de Conakry: Relevância Política e Jurídico-Constitucional; Transparência na Gestão da Coisa Pública; Reforma Jurídico-Constitucional; Reformas da Administração Pública e Descentralização; Mulheres na Atividade Política e igualdade de Oportunidade, e Juventude da Renovação Social: A realidade e as perspectivas de reforma.
 
Por: Assana Sambú/Alcene Sidibé