terça-feira, 28 de março de 2017

PROGRAMA ALIMENTAR MUNDIAL NA LUTA CONTRA O ABANDONO ESCOLAR NA GUINÉ-BISSAU

guine bissau 1
A ONU divulgou esta semana um relatório sobre o projeto do Programa Alimentar Mundial (PMA) , que visa combater o abandono escolar na Guiné-Bissau através da melhoria das refeições nas escolas. Tal como se lê no relatório, com a ajuda do PMA “comem na escola e já não precisam comer em casa e ajuda a família, esta é parte também do nosso propósito”.

O Programa Alimentar Mundial serve, atualmente, pelo menos uma refeição por dia a mais de 60 % de alunos do ensino básico e pré-escolar na Guiné-Bissau. O melhoramento das refeições passa por incluir mais do que arroz, a dieta mais utilizada naquela região.

O abandono escolar na Guiné-Bissau ronda os 20%, e ao fornecer refeições mais equilibradas, este projeto tem também como objetivo combater a insegurança alimentar e nutricional.


A representante do PAM na Guiné-Bissau, Kiyomi Kauaguchi, refere que o projeto-piloto de aquisição de alimentos deve ser sustentável e de origem nacional, por isso é necessário trabalhar com os produtores locais. E reforça ainda que “a aquisição de frutas frescas e legumes no mercado interno permanece um dos grandes desafios logísticos da cantina escolar”.

O programa quinquenal do PAM com o Governo da Guiné-Bissau está alinhado com o desafio “Fome Zero” da ONU, e com a erradicação da fome até 2030, um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável.