A seleção Nacional de futebol da Guiné-Bissau, “Os Djurtus” foi derrotada hoje por 3-1 pela seleção sul-africana de futebol, na partida particular da preparação para a fase de qualificação para o campeonato africano das nações, CAN -2019 que se disputará nos Camarões.
Aldair estreou a marcar o tento de honra para a turma nacional, numa partida em que foi ainda assinalada dois penaltis a favor dos sul-africanos.
Os “Djurtus” até equilibraram a partida, mas não foram eficazes na zona de finalização nas poucas vezes que chegaram a baliza adversária.
Numa tarde de chuva no estádio Moses Mabhida, os comandados de Baciro Candé pareciam determinados em assumir as iniciativas do jogo, desperdiçaram grandes oportunidades de abrir o marcador logo nos minutos iniciais. Toni Sá Brito e Piquete Djassi protagonizaram as maiores perdidas de golo na primeira parte.
O golo dos sul-africanos só apareceu no minuto 36 na conversão de uma penalidade, cometida por Guarda-Redes da Turma nacional, Papa Fall Masse MBaye e o avançado de África de Sul, Kermit Erasmus (Lens) chamado a converter o castigo máximo, não perdoou o guardião nacional.
Apesar das tentativas dos Djurtus o resultado não sofreu nenhuma alteração até final dos 45 minutos.
Durante o segundo tempo, os comandados de Candé procuraram restabelecer a igualdade, mas não conseguiram concretizar as oportunidades que criaram.
O sector defensivo também mostrou algumas dificuldades, na medida em que o centro campista dos Bafana-Bafanas, Percy Tau (Mamelodi) só precisou de três minutos no campo para ampliar a vantagem. O atleta entrou no lugar de Lebogang Manyama aos 67 minutos, para marcar aos 70 minutos.
Nove minutos depois, a seleção nacional reduziu a vantagem, por Aldair que precisou de apenas um minuto no campo para apontar o seu primeiro golo na conta pessoal, para a seleção nacional. O avançado entrou no lugar de Toni Sá Brito, aos 78 minutos e no minuto seguinte, aos 79 fez o golo da honra da turma nacional.
Mas no cair de pano, os Bafana-Bafanas voltaram a beneficiar de mais uma penalidade cometida por Agostinho Soares, depois da perdida de Lassana Camará na zona defensiva dos “Djurtus”. Andile Jali fixou o resultado final por 3-1 a favor dos Bafana-Bafanas.
A partida serviu ainda para a única novidade da lista de Baciro Candé, Manconi Soriano Baldé (Sori Baldé) e o Guarda-Redes, Rui Dabó estrearem com corres nacionais.
O Defesa central entrou aos 90 minutos para o lugar de Rudnilson Silva, e Rui Dabó para lugar de Papa Masse Fall Mbaye, no mesmo minuto.
- PAP FALL
- TOMÁS DABÓ
3. AGOSTINHO SOARES
4.JUARY
5. RUDY - NANÍSIO
7. SANTOS
8. ZEZINHO (C) - TONI SÁ BRITO
10. PIQUETE
11. ABEL CAMARÁ