terça-feira, 28 de março de 2017

PRESIDENTE DA REPÚBLICA REVELA QUE 90 BARCOS PESCAM ILEGALMENTE NO MAR GUINEENSE

O Presidente da República, José Mário Vaz revelou esta terça-feira, 28 de março 2017, que 90 barcos estrangeiros pescam ilegalmente nas águas territoriais guineenses. O Chefe de Estado disse ter sido informado pelos responsáveis da “Greenpeace”, ONG ecológica internacional.
 
José Mário Vaz que falava à imprensa depois de ter visitado o navio da ONG no porto de Bissau, mostrou-se preocupado com a situação que disse  beneficiar apenas a um ‘grupinho’ de pessoas e o país a perder.

 O referido navio de fiscalização se encontra no mar guineense há quatro dias, onde descobriu 90 navios a praticar pesca ilegal.
 
José Mário Vaz considera de grave a referida situação para economia do país, porque conforme disse “com receitas provenientes destes navios que praticam a pesca ilegal no nosso mar, podemos construir 90 escolas, hospitais, estradas e resolver muita coisa no nosso país”.

Vaz  lembrou ainda que havia chamado atenção sobre o desvio de procedimento no país.
“Com esta condição, o país não pode avançar, porque alguém está por detrás dessa pratica a ganhar algo e a Guiné-Bissau continua a perder. É chegado a hora dos guineenses abrirem os olhos e defenderem o interesse do nosso país. Todos nós temos que ser fiscalizadores do nosso mar, a fim de salvar o país”, exortou.
 
O chefe de Estado assegurou ainda que na sua digressão ao interior do país, no quadro da ‘Presidência Aberta’, constatou as dificuldades do povo guineense que considera de ‘alarmantes’.
 
“Eu vou falar com o Primeiro-ministro para tomar medidas e doe a quem doer, porque não é possível continuar ter o país na situação em que está”, advertiu.
 
Recorde-se que o navio Espanhol denominado ‘Greenpeace’ já se encontrava no país há quatro dias, deixa os portos de Bissau hoje com destino a Espanha.
 
Os responsáveis do navio entregaram as autoridades guineenses duas vedetas para o combate à pesca ilegal no mar da Guiné-Bissau. As duas vedetas de fabrico espanhol têm 17 metros de cumprimento e três de largura, dois motores de 600 CV cada, bem como estão todos equipados com radares via satélite.

Por: Aguinaldo Ampa
 
 
Noticia relacionada:
 
Fiscalização marítima :Organização ecológica “Greenpeace” detecta mais de 90 navios na pesca ilegal nas águas territoriais da Guiné-Bissau
 
Bissau,28 Mar 17(ANG) – A organização ecológica internacional denominada “Greenpeace” denunciou a existência de mais de 90 navios em prática de pesca ilegal nas águas territoriais da Guiné-Bissau.
O denúncia consta num relatório sobre trabalhos de fiscalização levados  a cabo pelo navio da organização durante quatro dias nas águas territoriais da Guiné-Bissau, e que foi apresentado ao Presidente da República, José Mário Vaz durante a visita que efectuou ao referido barco que se encontra atracado no Cais de Bissau.
Pavel Klinckhamers, chefe do projecto da organização Greenpeace, informou ao chefe de Estado que durante a operação de fiscalização conseguiram capturar oito navios que se encontram a pescar ilegalmente nas águas territoriais da Guiné-Bissau e que já se encontram ao largo do Cais de Bissau.
Aquele responsável do navio ecológico aconselhou as autoridades competentes do sector das pescas a inspecionarem  todos os navios de pesca estrangeira com licenças para a pesca no país.
Klinckhamers recomendou as autoridades guineenses  a criação de frotas regionais para o abastecimento do pescado em todas as regiões do país.
 
Em  resposta às denúncias da Greenpeace, o Presidente da República disse estar triste e chocado com a notícia da existência de mais  de 90 barcos a pescar ilegalmente nas águas do país.
 
“Isso vem confirmar tudo o que tenho vindo a dizer. Nos primeiros tempos chamei a atenção de que havia desvios de procedimentos. Confirmou-se quando o novo ministro das Finanças tomou posse, porque 72 horas depois conseguiu-se dizer claramente como é que os recursos do país estavam a ser geridos”, disse.
 
O Presidente da República sublinhou que igualmente chamou a atenção sobre a situação da Zona Económica Exclusiva do país.
 
“Confirma-se. Hoje acabamos de receber todas as informações acerca do nosso mar. São 90 barcos a pescar de uma forma ilegal. Isso é extremamente grave para o nosso país” São as 90 escolas, hospitais, estradas perdidas”, lamentou José Mário Vaz.
 
O chefe de Estado disse que existem pessoas por detrás de tudo isso e a ganhar muito dinheiro à custa do povo guineense, acrescentando que “chegou a hora de abrirmos os olhos para fiscalizar os recursos do país”.
 
 “Vamos tomar medidas. Eu vou falar com o Primeiro-ministro para tomarmos as medidas para sanear a situação, doa a quem doer”, prometeu José Mário Vaz. 
ANG/ÂC/SG