Bissau, 28 Mar 17 (ANG) – Os trabalhos da desparasitação de pelo menos nove mil meninos em 46 “Escolas Amigas da Criança”, das regiões de Oio, Bafatá, Quinará e Tombali iniciaram segunda-feira e irão decorrer até ao fim do mês em curso.
Segundo uma nota à imprensa enviada à ANG, a jornada de desparasitação é promovida pelos Ministérios da Educação e Saúde Pública, com apoio técnico e financeiro do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), no valor de seis milhões de francos cfa, e é gratuita.
Os beneficiários são crianças de primeiro a sexto ano de escolaridade.
“As crianças são particularmente vulneráveis às infecções provocadas por vermes, na medida em que o seu sistema imunitário não se encontram totalmente desenvolvido,” refere a nota.
Os promotores da iniciativa ainda referem na nota que quando esses vermes não são tratadas impedem o crescimento da criança de forma regular, causando perturbações mentais limitando assim as suas funções de aprendizagem que causa atrasos na progressão escolar.
Crianças menores de 5 anos não estão contempladas nesta jornada, uma vez que beneficiam de “Campanhas Nacionais” de Suplementação em Vitamina A e desparasitação levada a cabo, semestralmente, pelo ministério da Saúde.
A iniciativa, de acordo com a nota, decorre da parceria existente entre os dois ministérios , visando a promoção de um ensino de qualidade na Guiné-Bissau, através de melhoria do estado nutricional das crianças em idade escolar.
ANG/JD/JAM/SG