quarta-feira, 31 de maio de 2017

MOVIMENTO GUINEENSE "O CIDADÃO" ACUSA INCONFORMADOS DE TENTAREM DE GOLPE DE ESTADO

O movimento "O Cidadão" da Guiné-Bissau acusou hoje o grupo de pessoas inconformadas com a crise política de terem tentado dar um golpe de Estado na sua manifestação de sábado em Bissau.

Em conferência de imprensa em Bissau, Carlos Sambu, um porta-voz do movimento constituído por jovens, defendeu que a ação do grupo dos inconformados visava simplesmente tomar o poder pela força.

Carlos Sambu não disse, no entanto, de que forma é que isso seria feito.

"Não vale a pena tentar tapar o céu com a mão. Foi uma tentativa de golpe de Estado", disse, Sambu, referindo-se à tentativa dos jovens de passar, por uma barreira policial que os impedia de chegar às imediações do palácio da presidência.


O porta-voz de "O Cidadão" condenou o considerou ser um desafio às autoridades quando os jovens dos inconformados entraram em confrontos com a polícia, que estava a manter ordem na manifestação.

O "Cidadão" vai promover a 03 de junho uma manifestação pacífica em Bissau "para demonstrar como é que é em democracia".

O Movimento dos Cidadãos Inconformados da Guiné-Bissau também marcou uma manifestação para o mesmo dia.

O porta-voz de "O Cidadão" defendeu ser normal em democracia que as duas organizações tenham marcado para o mesmo dia as suas manifestações.

Carlos Sambu realçou que a sua manifestação visará exigir a reabertura do Parlamento que se encontra bloqueado há quase ano e meio devido às divergências entre os dois principais partidos representados na Assembleia Nacional Popular.

Sambu disse que o seu movimento condena os atos de violência que ocorreram na manifestação dos inconformados no passado sábado, mas afirmou estar solidário com as forças de ordem que carregaram sobre os manifestantes.

"Não é possível que as pessoas queiram medir forças com a polícia", observou Carlos Sambu.

Fonte: Lusa, in http://www.dn.pt