Bissau, 19 mai. 17 (ANG) – O Coordenador da Célula Nacional da Organização para Valorização do Rio Gâmbia (OMVG), Inussa Baldé disse ontem que o país vai iniciar no final de Junho , as obras de construção de 218 kilometros (KM) de linha de interconexão elétrica de grande qualidade orçados no valor de cerca de três mil milhões e meio de francos CFA.

Para o também director-geral dos da Recursos Naturais, este projeto é estruturante e com um financiamento muito avultoso como nunca antes visto no sector da energia ao nível do país.
“Esta construção vai permitir a Guiné-Bissau entrar no sistema de troca de energias não só da sub-região mas também de todo o continente africano”, garantiu.
Segundo um documento facultado aos seminaristas, a linha em questão será dotada de dois cabos de proteção dos quais um é equipado com trinta e seis (36) pares de fibras ópticas que permitem ligar as redes de telecomunicações dos países membros da OMVG com o desenvolvimento da telefonia.
“Esta rede garantirá a evacuação do importante potencial hidroeléctrico do rio Konkuré, na Guiné Conacri (Kaleta, Souapiti, Amaria e Grand Kinkon) favorecendo as trocas de energias entre os países membros graças à descoberta de recursos petrolíferos no Senegal e o seu potencial em energia solar”, refere o documento do atelier.
Por sua vez, o director-geral do Ambiente e Desenvolvimento Durável da OMVG, Kabir Silla Sonko disse que a construção da obra será um grande benefício para o país .
ANG/FGS/SG