terça-feira, 16 de maio de 2017

SOBRE O HELICÓPTERO QUE ATERROU, NO DOMINGO, EM MAMPATÁ, REGIÃO DE TOMBALI, SUL DA GUINÉ-BISSAU

Obrigado Braima Daramé, pelo esclarecimento. De referir que muitos órgãos de (des)informação ligados ao lobby e máfia lusófona, da qual, DSP faz parte, já estavam a fazer 'djambadon com o nome da Guiné-Bissau', ou seja, a desinformar e a intoxicar a opinião pública nacional e internacional alegando que o referido helicóptero transportava uma carga suspeita, ou seja, droga.

Fonte: Jornalista guineense, Braima Darame, via facebook

 A Rádio Jovem acaba de apurar, no principio desta tarde, que o helicóptero que aterrou, no domingo, em Mampatá, região de Tombali, está devidamente identificado e com autorização oficial da agencia de aviação civil da Guiné-Bissau para operar no âmbito da realização da obra que está inserida na estratégia da OMVG, uma rede que engloba a produção de energia e interligação em quatro países: Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri e Senegal.

“É um simples helicóptero proveniente de um dos países da sub-regiao que está ajudar o país na realização de estudos de viabilidade, impacto ambiental e engenharia, entre outros, para a instalação de uma central hidroelétrica de 20 megawatt (MW)”, disse à Rádio Jovem a mesma fonte da Aviação Civil que pediu anonimato.

"As autoridades locais não têm informações oficiais e não comunicaram à capital para saber do que se trata o helicóptero", afirma.

Os estudos para a zona contam com apoio técnico e financeiro do Banco Africano de Desenvolvimento (através do Fundo de Energia Sustentável), do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e do Banco Austríaco de Desenvolvimento.

O desenvolvimento dos estudos foi adjudicado em abril, anunciou a OMVG.
A organização foi criada em 1978 e junta entidades da região para responder às necessidades de energia, segurança alimentar e comunicações dos quatro países envolvidos.