segunda-feira, 29 de maio de 2017

TRIBUNAL DE BISSAU ADIA O JULGAMENTO DE BUBO NA TCHUTO PARA UMA DATA A ANUNCIAR

O Tribunal Regional de Bissau adiou hoje, 29 de maio 2017, sem agendar uma nova data, o julgamento do contra-almirante José Américo Bubo Na Tchuto, acusado de tentar protagonizar um golpe de Estado no país, nos dias 25 e 26 de dezembro do ano 2011.
 
A sala da audiência do Tribunal regional de Bissau estava repleta de algumas figuras militares,  inclusive o antigo Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, General António Indjai, protagonista de golpe de 12 de abril de 2012, bem como alguns curiosos que queriam testemunhar o julgamento.
 
Joãozinho Vieira Có, advogado de Bubo Na Tchuto, disse que o seu constituinte está de consciência tranquila. No entanto, explicou ainda que o adiamento da audição do seu cliente “aconteceu porque os juízes do Ministério Público invocaram a ausência e morte de alguns suspeitos”.
 
Assegurou ainda que o seu constituinte foi vítima nesta história e que estão de consciência limpa, porque conforme disse “quem não deve não teme”.
 
“Os suspeitos do golpe de Estado de 2011 são mais de 50 e todos foram detidos e aqui compareceram quase todos”, informou o advogado.
 
De lembrar que esta é a segunda vez que o Contra almirante é chamado pela justiça guineense para ser ouvido relativamente à acusação do golpe de Estado e que a primeira vez foi no tribunal militar, onde acabaria por ser ilibado das acusações.
 
 
Por: Epifania Fernandes Mendonça