quinta-feira, 18 de maio de 2017

GUINÉ-BISSAU DISPÕE DE MAIS DE 171 MILHÕES DE TONELADAS DE BAUXITE

bauxite
Um aviso aos nossos governantes: os mafiosos do MPLA devem ficar longe das nossas riquezas.

Técnicos guineenses anunciaram que a Guiné-Bissau dispõe de mais de 171 milhões toneladas de bauxite, um número superior às 113 milhões toneladas encontradas no país nos finais de 1970, por uma empresa russa.

Estes dados foram avançados por Nelson Menezes Arnaldo, Diretor de Serviços de Geologia da Empresa Bauxite Angola, durante apresentação do tema: Bauxite de Boe, conceitos e perspetivas da empresa Bauxite Angola na exploração dos minérios.

Nelson Menezes Arnaldo falava durante uma ação de formação destinada aos jornalistas e comunicadores de rádios comunitárias, cujos trabalhos terminaram nesta quarta-feira 16 de maio, em Bissau.


“Tínhamos mais 113 milhões de toneladas de bauxite aquando de um estudo feito por uma empresa russa na Guiné-Bissau, mas atualmente este número subiu para mais de 171 milhões de toneladas de bauxite na região de Gabu, setor de Boe no leste da Guiné-Bissau”, disse.

Por outro lado, o mesmo técnico referiu que a com eventual exploração destes minérios, a Guiné-Bissau vai precisar de utilizar o território da Guiné-Conacri, na povoação Coguom, onde os dois países vão necessitar de trabalhar em conjunto para a exploração do minério.
Em termos de qualidade Nelson Menezes disse que a Bauxite da Guiné-Bissau se posiciona em mais de 45%, comparativamente a outros países. “Posso vos informar que a bauxite da Guiné-Bissau é aceitável, está estimada acima de 45%, muito mais em relação aos outros países, tal como a Austrália que tem a bauxite com 35% em termos de qualidade natural”, disse.

Dados recolhidos pela e-Global indicam na sequência do estudo de reavaliação efetuado, a Guiné-Bissau tem um total de 6 jazigos, dos quais 5 com estudos já concluídos, nomeadamente o jazigo Eva, Caim, Rachel-Rebeca, Vendu-Leidi e Felo-Canhage.

Sumba Nansil