sexta-feira, 19 de maio de 2017

MOVIMENTO “O CIDADÃO” DA GUINÉ-BISSAU CONGRATULA-SE COM PRESIDENTE POR MANTER GOVERNO EM FUNÇÕES


O Movimento pela paz, justiça, democracia e cidadania na Guiné-Bissau, "O Cidadão", congratulou-se com o Presidente guineense ao manter o Governo em funções contra a exigência da comunidade internacional e de alguns partidos do país.

Em comunicado, o Movimento "O Cidadão", liderado por Ussumane Camará, felicita o Presidente guineense, José Mário Vaz, ao mesmo tempo que solicita ao chefe do Estado que use dos seus poderes constitucionais para, dentro de 10 dias, exigir a reabertura do Parlamento.
Num comício popular na quinta-feira em Bissau, o Presidente guineense, disse que só demitirá o Governo do primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, caso este tivesse o seu programa de ação chumbado no Parlamento.

Este órgão tem estado bloqueado há cerca de um ano devido às divergências entre os dois principais partidos, PAIGC e PRS, na fórmula para o agendamento de temas para os debates.

Para exigir a reabertura do Parlamento, "O Cidadão" promete uma vigília em frente ao edifício, em Bissau, no próximo dia 24.

Ainda no seu comunicado, o Movimento "O Cidadão" apela ao Conselho de Segurança das Nações Unidas "a respeitar a soberania do Estado guineense e principalmente as autoridades eleitas".

No seu último relatório sobre a situação política na Guiné-Bissau, o Conselho de Segurança exortou os líderes e aos atores políticos guineenses a procurarem o consenso a volta da governação do país, ao encontro das recomendações da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

MB // EL

Lusa