Na África do Sul o Congresso Nacional Africano (ANC), no poder desde as primeiras eleições multirraciais em 1994, aparece como o partido mais votado nas legislativas de quarta-feira.
De acordo com os resultados parciais relativos a 95% por cento dos votos contados o ANC conseguiu 62,24 % dos votos, menos três pontos percentuais do que obteve em 2009.
O ANC conseguirá assim um quinto mandato e o presidente cessante, Jacob Zuma, será reconduzido pela Assembleia Nacional, na qual manterá uma maioria clara.
Os estreantes Lutadores da Liberdade Económica , o partido populista do antigo líder da juventude do ANCJulius Malema, estão na terceira posição com 4,6 % dos votos.
O principal partido da oposição, a Aliança Democrática, obteve até agora 23,63% dos votos, o que representa um aumento de seis pontos percentuais em relação às últimas eleições.
Helen Zille, líder do partido, deverá continuar como primeira-ministra do Cabo Ocidental, a única província em nove, que não é controlada pelo ANC.
Os sul-africanos votaram em massa nas quintas eleições gerais desde o fim do “apartheid”, com a participação a atingir os 72,75%. euronews - video