A Praça Vermelha em Moscovo assistiu a mais um desfile do dia da Vitória, o dia em que se assinala a vitória soviética sobre as forças nazis.
Este ano o desfile teve lugar sob o pano de fundo da crise na Ucrânia, uma crise que gerou uma onda nacional de patriotismo.
“É um dia de triunfo nacional, de orgulho, lamento e eterna recordação. Neste dia celebramos a força do patriotismo, todos nós temos um sentimento forte sobre o que significa – o que significa ser leal à pátria e o quão importante é defender os seus interesses” disse à Putin perante os milhares de pessoas e militares que participaram no evento.
De recordar que na sequência da crise política na Ucrânia, em março passado a Rússia anexou a península da Crimeia.
Putin referiu a importância de defender os interesses nacionais recordando os milhões de vidas sacrificadas durante a Segunda Guerra Mundial.
“Foi o nosso país que perseguiu os nazis até ao fim garantindo a sua derrota total e absoluta. Ganhámos mas pagámos o preço da vitória em milhões de vítimas e enormes provações. Esta verdade será para sempre guardada e não deixaremos ninguém esquecer ou trair os heróis”, afirmou o líder russo.
Numa demonstração de força, a parada militar deste ano prolongou-se por praticamente uma hora, em lugar dos habituais 45 minutos, e incluiu mais veículos militares do que o habitual. euronews - video