O Sport Bissau e Benfica consagrou ontem (domingo), 02 de Agosto, campeão do campeonato nacional da primeira divisão ao golear o campeão em título, Nuno Tristão FC de Bula, por quatro bolas sem resposta, no Estádio Nacional 24 de Setembro. A partida de ontem que assinala a última jornada (26ª) do campeonato da primeira divisão contou com uma boa assistência dos adeptos com destaque para o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira e alguns membros do seu executivo.
Os jogadores das “Águias de Bissau” dominaram todo o encontro, muito cedo mostraram a ambição e determinação em vencer a partida e conquistar o título. Os golos dos encarnados foram apontados por inevitável Sumaila Djassi aos 10 e aos 43 minutos, Eduíno aos 19 e Tony aos 53 minutos.
Sob um domínio total e absoluto dos encarnados, logo aos dez minutos iniciais o “inevitável” Sumaila Djassi, coloriu a festa encarnada abrindo o marcador através de uma boa jogada individual, na qual tirou duas defesas de Bula do caminho e com pé já na grande área enfiou o esférico para dentro das redes dos bulenses, fazendo explodir de alegria as bancadas do Estádio 24 de Setembro.
Quando os nortenhos tentavam equilibrar o jogo na tentativa de reagir ao primeiro golo sofrido, Eduino aumentou a vantagem encarnada por 2-0, aos 19 minutos e acabou com as expectativas dos forasteiros.
Aos 43 minutos Sumaila Djassi, apareceu mais uma vez, na cara de guarda-redes de Bula e fez o segundo na conta pessoal e consequentemente, o terceiro da sua equipa.
No reatar da segunda parte apesar da vantagem, os rapazes de Romão dos Santos não baixaram o ritmo, comandaram o jogo através da gestão e circulação cuidadosa de bola, neutralizando qualquer tentativa ofensiva da equipa adversária.
Aos 53 minutos do encontro, o avançado, Tony fechou a contagem e fixou o resultado final do encontro por 4-0.
Mister Vando da equipa de Bula, inconformado com o desempenho dos seus jogadores, fez algumas alterações que em nada valeu a sua equipa, pois não conseguiu alterar o rumo dos acontecimentos.
A entrega do trofeu foi efectuada pelo Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira que na sua declaração à imprensa prometeu apoios a alguns clubes de futebol nacional com vista a melhorar a prática desportiva do país.
Questionado pela imprensa se o governo estará a altura de apoiar as participações dos clubes nacionais nas provas internacionais da CAF, o chefe de Governo remeteu a responsabilidade aos dirigentes do clube para se organizarem melhor.
Porém, Domingos Simões Pereira reafirmou a sua intensão de parar todas as competições internacionais e “reorganizar-se internamente para melhor competir e assim podermos relançar o nosso futebol”.
Com esse título, Sport Bissau e Benfica conquistou o seu décimo título de campeão nacional da primeira divisão.
Entretanto, o seu perseguidor direto, Sporting Clube da Guiné-Bissau, bateu o seu adversário – os Balantas de Mansoa, por 1 – 0, mantendo a distância que, contudo, nada lhe valeu para conquista do ceptro nacional.
Por: Alcene Sidibé