Bissau, 07 Abr 16 (ANG) – O Director Executivo da Clínica Associação Céu e Terra, Noel Vieira afirmou que assistem à 5.600 casos da infecção de HIV, naquela unidade sanitária, em Bissau.
Deste numero, segundo Noel, 240 são mulheres grávidas em prevenção da transmissão de mãe para filho (PTMF) e mais de 1500 estão em tratamento anti-retroviral ou seja doentes em fase avançada (4 deles faleceram) e os restantes fazem a profilaxia normal.
O Director Executivo da Céu e Terra falava à ANG em jeito de balanço de seis meses de actividades da referida organização.
“Temos assistentes sociais e psicólogos que dão seguimento e aconselhamento aos doentes através de um grupo de activistas que cuidam de cerca de 20 a 30 pessoas,” frisou Noel Vieira.
Informou que o dinheiro disponibilizado pelo Secretariado Nacional de Luta Contra Sida (SNLS) não cobre as necessidades dos pacientes do HIV e das grávidas, em tratamento no "Céu e Terras".
Noel Vieira lamentou a falta de meios materiais e financeiros com que a sua organização se debate para responder as necessidades, tendo revelado que os funcionários estão com três meses de salários em atrasos.
Por outro lado, explicou que os aparelhos de análises estão com problemas e que carecem de meios financeiros para a sua reparação , razão pela qual as análises são recomendadas noutros hospitais e as vezes os resultados demoram.
Noel vieira apelou aos parceiros, governo e privados para apoiarem a Associação Céu e Terras e os doentes infectados com HIV.
ANG/JD/JAM/SG