quinta-feira, 5 de maio de 2016

MODIBO IBRAHIM TOURÉ DO MALI É NOVO REPRESENTANTE ESPECIAL DA ONU NA GUINÉ-BISSAU

O Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon anunciou hoje, 05 maio de 2016, a nomeação de Modibo Ibrahim Touré do Mali como seu novo representante especial para a Guiné-Bissau e Chefe do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).
Modibo Touré substitui  no cargo Miguel Trovoada de São Tomé e Príncipe, que  a 30 de abril de 2016 completou a sua missão  de cerca de 20 meses a frente de UNIOGBIS na Guiné-Bissau.
O novo responsável pelo Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) serviu como Assessor Especial do Enviado Especial para a Região dos Grandes Lagos de 2013 a 2015.
Antes disso,  acrescenta a nota a que O Democrata teve acesso, que o maliano foi  também Coordenador Residente das Nações Unidas, Coordenador Humanitário  Representante Residente interino do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no Quénia ( 2013).
Modibo Touré trabalhou em 2012 como Representante Especial Adjunto do Secretário-Geral, Coordenador Residente e Humanitária  e Coordenador interino  na República Centro Africana, e serviu como Coordenador Residente das Nações Unidas e Coordenador Humanitário e Representante Residente do PNUD no Chade e Etiópia.
O comunicado informa ainda que ocupou cargos de alto nível no Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e serviu como ministro de novas tecnologias, Telecomunicações e Correios, em Mali.
Modibo de 57 anos  possui um grau de Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Vanderbilt, Estados Unidos, e um grau de Bacharel em Economia pela “Ecole Nationale d’Administration”, no Mali. É casado e tem tres filhos.
Por: Filomeno Sambú