quarta-feira, 1 de março de 2017

FINANÇAS: BOAD RETOMA PROJECTOS DE REABILITAÇÃO DE ESTRADAS DA GUINÉ-BISSAU

Boa notícia para a maioria do povo guineense, e má notícia para DSP, Jiló Cipriano Cassamá e gangue que representa o PAIGCWOOD na comissão permanente da ANP, ou seja, essa notícia foi um rude golpe para a equipa de DSP & Jiló Cipriano Cassamá e seus aliados externos.
 
Bissau, 01 Mar 17 (ANG) –  O Projecto de Reabilitação das estradas da capital, Bissau, executado no quadro da cooperação com o Banco Oeste Africano de Desenvolvimento(BOAD) vai prosseguir a partir deste  mês, disse terça-feira o ministro da Economia e Finanças,João Adadje Mamadu Fadia.

Foto Arquivo
Em declarações à imprensa, depois da conclusão das negociações com a delegação do BOAD que esteve no país,  Fadia afirmou que a dívidas contraídas com as empresas construtoras, no valor de três bilhões de Francos CFA, serão pagas para permitir que estas concluam os seus trabalhos.


“Mas, paralelamente a esta situação, o acordo com BOAD desbloqueia todos os projectos que estavam em vias de financiamento”, refere o Ministro para citar o aranque do alcatroamento, ainda este ano, do troço que liga Buba à Catió (sul do país) e o projecto de produção de cereais nas regiões de Oio e Cacheu (ambos no norte).

Segundo  o Ministro da Economia e  Finanças, o BOAD vai financiar um projecto de fornecimento de energia eléctrica à Guiné-Bissau, no quadro da Organização para a Valorização da Bacia do Rio Gâmbia (OMVG).

 Em relação as dívidas vencidas com este Banco subregional, relativas aos projectos em curso, o governante informou que as partes acordaram a sua reestruturação e rescalonamento num prazo de oito anos, com três anos de moratória.

O Banco Oeste Africano para o Desenvolvimento (BOAD) esteve no país, a pedido do executivo guineense, para discutir rescalonamento das dívidas já vencidas.

O BOAD  suspendeu a sua assistência finaceira à Guiné-Bissau, até antes deste encontro, devido ao atraso no pagamento da dívida do país para com o Banco no valor de trinta mil milhões de Francos CFA. 
ANG/QC/SG