- Clique em ler mais e Confira todas as nomeações
A nomeação vem expressa no Comunicado do Conselho de Ministros reunido esta quinta-feira, 4 de maio 2017, em Bissau, na qual Maria Regina Crato é chamada para assumir o cargo da Diretora-Geral do Centro Nacional de Formação da Comunicação Social, um gabinete criado há vários anos, mas “inoperante”. Em 2012, período de Transição, foi reativado e funcionou até às eleições legislativas e presidenciais de 2014.
O plenário governamental desta quinta-feira decidiu extinguir a Comissão de Gestão e Restruturação das empresas públicas de telecomunicações Guiné-Telecom e Guinetel (em falência) e dar por finda a comissão de serviços dos seus membros e anuncia que o Banco Islâmico de Desenvolvimento pretende construir uma sede própria de raiz, em Bissau.
Do documento consta também que essa instituição bancária vai financiar a construção de liceus, uma universidade, construção e alcatroamento de estradas nas zonas leste e sul do país e trabalhar ainda para o aumento de produção do arroz na Guiné-Bissau.
Segundo o comunicado na posse de O Democrata, lê-se que Banco Islâmico de Desenvolvimento vai financiar também o pagamento dos atrasados de dívidas, aumento de produção de energia e a compra de duas jangadas (embarcações), informou o Ministro da Economia e Finanças ao plenário governamental na sua habitual reunião das quintas-feiras, adiantando que todos esses projetos resultam de um memorando rubricado entre o Governo guineense e o referido banco.
O Conselho de Ministros anuncia que outro memorando foi também rubricado com o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África–BADEA, mas que o documento não especificou.
O Ministro das Finanças fez saber, no entanto, que a recente missão ao país desta instituição bancária, em Abril último, permitiu identificar novas áreas que poderão ser financiadas, sobretudo, aquisição de oito grupos de geradores com capacidade para a produção total de vinte e duas mega wots.
Em jeito de reconhecimento, o Conselho de Ministros aprovou e vai submeter ao Presidente da República, a proposta de condecoração com a Medalha da “Ordem Nacional Mérito de Cooperação e Desenvolvimento” à missão de ECOMIB destacada na Guiné-Bissau.
Por: Filomeno Sambú