terça-feira, 2 de maio de 2017

SISSOKO QUER MOSTRAR À COMUNIDADE INTERNACIONAL “VONTADE” NO RESPEITO DO ACORDO DE CONACRI

sissocoBIssau05
O Chefe do Governo guineense, Umaro Sissoko Embaló, reuniu esta terça-feira com alguns representantes da Comunidade Internacional, entre os quais, das Nações Unidas, da CEDEAO e da União Africana.
 
O Primeiro-ministro tinha convocado, também, para o mesmo encontro, a União para Mudança (UM) e o Partido da Convergência Democrática (PCD). Mas, estas formações políticas com representação parlamentar declinaram-se do convite, alegando não reconhecer a legitimidade do atual Governo, liderado por Umaro Sissoko Embaló.
 
Informações apuradas pela e-Global indicam que o primeiro-ministro quer com estes encontros mostrar a sua “vontade” na implementação do Acordo de Conacri, depois da CEDEAO ter dado as autoridades nacionais o prazo de 30 dias para o cumprimento do acordo.
 
Um Acordo que prevê, entre outros pontos, a nomeação de um primeiro-ministro de consenso que conte com a confiança do Presidente da República e um Governo, baseado na representatividade parlamentar.
 
Umaro Sissoko Embaló reuniu ainda com representantes da Sociedade Civil e do Poder tradicional, no dia em que o Presidente José Mario Vaz, regressou de uma viagem à Libéria e Congo Brazzaville.
 
De sublinhar que  atualmente o PAIGCWOOD de DSP, não tem maioria parlamentar. Portanto não pode governar, ou seja, só pode governar a nova maioria, o PRS + 15 deputados dissidentes do PAIGC + PND  e aliados do PCD.