O vice-presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Certório Biote, anunciou hoje, 3 de Abril 2018, que o parlamento poderá voltar a funcionar em plenária ainda no decurso deste mês.
Certório Biote, vice-presidente da segunda força mais votada no parlamento guineense, disse que a sessão seria convocada de forma extraordinária para eleger a nova direção da Comissão Nacional de Eleições (CNE), que terá como função a realização das legislativas ainda em 2018.
O vice-presidente do PRS que é também o líder parlamentar daquela formação política fez o anúncio quando discursava hoje numa conferência de homenagem a Kumba Ialá, fundador do partido que morreu, faz esta quarta-feira, quatro anos.
A conferência foi organizada pelos jovens e as mulheres do PRS.
Dirigindo-se aos jovens do PRS, Certorio Biote pediu contenção e ponderação aos dirigentes políticos do país, adiantando estarem em curso conversações com outros partidos e grupos de interesse para a reabertura do parlamento.
Há cerca de três anos que o parlamento guineense não consegue reunir-se em plenária por se encontrar bloqueado devido às divergências entre o PRS e o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
Certório Biote apontou o dia 12 de abril como data possível, no entendimento do PRS, para a convocação da sessão extraordinária do parlamento, mas deixou claro que tudo dependerá das conversações entre os líderes políticos guineenses.
O dirigente político disse acreditar que não só o parlamento poderá voltar a funcionar em plenária como o país terá um novo Governo ´de consenso de todos e de confiança do Presidente da República´ o qual, disse, irá realizar eleições legislativas ainda em 2018, notou.
Fonte: Lusa em, https://www.dn.pt