quarta-feira, 1 de abril de 2015

BUHARI É O NOVO PRESIDENTE DA NIGÉRIA

Muhammadu Buhari venceu as presidenciais na Nigéria.
 
O candidato da oposição reivindicou esta terça-feira a vitória nas eleições presidenciais na Nigéria, tendo já recebido um telefonema de felicitações do Presidente em exercício e candidato derrotado, Goodluck Jonathan, mesmo antes de terem sido divulgados os resultados oficiais finais.
 
Ao fim de três derrotas, em 2003, 2007 e 2011, o antigo general (e ex-PR), de 72 anos, autor de um golpe de Estado em 1983, de etnia Peul e originário do norte, de maioria muçulmana, reivindicou como referido a vitória e prometeu livrar os nigerianos da corrupção, considerada como um dos priores males da primeira potência económica de África.
 
A Comissão Eleitoral Independente da Nigéria, que começou a contabilizar os votos na segunda-feira, tem nesta altura em falta os resultados de apenas um Estado. Não obstante, a vitória de Buhari é dada por garantida, uma vez que já conta com 15,4 milhões de votos, perante os 13,3 milhões de Jonathan. Esta é a primeira vez em que um Presidente é tirado do poder pelo voto no país, que vive uma grave crise devido ao Boko Haram.
 
O Partido Democrático do Povo (PDP), de Jonathan, estava no poder desde o fim do regime militar, em 1999, mas tem vindo a perder popularidade devido sobretudo a escândalos de corrupção. Simultaneamente, a «inação» do atual Presidente perante o Boko Haram tem sido fortemente criticada dentro e fora do país. Buhari, por sua vez, diz que se converteu à democracia (enquanto Presidente, o seu regime foi considerado uma ditadura) e promete acabar com a insurgência islamita. Fonte: Aqui