quinta-feira, 30 de julho de 2015

A ÍNDIA VAI SER O PAÍS MAIS POPULOSO DO MUNDO EM 2022

A Índia está a caminho de ultrapassar a China e de se tornar o país mais populoso do mundo em menos de uma década – seis anos antes do que foi previsto anteriormente. A informação é da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Crescendo também a grande velocidade, a Nigéria deve superar os Estados Unidos em meados de 2050 e passar aí a ter a terceira maior população do planeta. Segundo a ONU, o país africano vai passar dos atuais 182 milhões de habitantes para mais de 262 milhões em 2030, e a perto de 400 milhões em 2050; os EUA vão continuar a crescer, só que mais lentamente, e em 2050 a sua população deverá rondar os 389 milhões.
 
Outra previsão é a de que a população global, atualmente de 7,3 mil milhões de pessoas, deve chegar aos 9,7 mil milhões em 2050 e aos 11,2 mil milhões em 2100, ficando assim um pouco acima das últimas projeções da ONU.
 
A maior parte do crescimento acontecerá em regiões em desenvolvimento, especialmente em África, de acordo com o relatório «Perspetivas da População Mundial». Paralelamente, a tendência demográfica que a ONU revela confirma o crescimento desigual, entre países e continentes, da população. 
 
 As previsões demográficas são cruciais para se conceberem e implementarem as novas metas de desenvolvimento global, que são lançadas este ano, em substituição das Metas de Desenvolvimento do Milénio.
 
John Wilmoth, chefe da divisão para a população da ONU, notou que a concentração do crescimento nos países mais pobres tornará mais difícil erradicar a pobreza, combater a fome e expandir o ensino e os sistemas de saúde.
 
China e Índia, as duas nações mais povoadas do planeta, têm bem mais de mil milhões de habitantes cada, e devem trocar de posição até 2022 – o que deveria ocorrer seis anos mais tarde. A troca vai significar que a população da Índia representará 19% da população mundial em 2050, enquanto a China terá 18%. Atualmente, cerca de 1,31 mil milhões de pessoas vivem na Índia, em comparação com os 1,38 mil milhões da China.
 
Já quanto a África, os especialistas preveem que responderá por mais do dobro do crescimento da população mundial nos próximos 35 anos. Projeta-se que as populações de dez países – Angola, Burundi, República Democrática do Congo, Malawi, Mali, Níger, Somália, Uganda, Tanzânia e Zâmbia – irão quintuplicar, ou mais, até 2100.
 
O futuro crescimento populacional é altamente dependente do rumo da fertilidade no futuro, já que pequenas alterações na fertilidade podem, se projetadas ao longo de décadas, gerar grandes diferenças na população total, afirma o relatório. E vale a pena recordar que nos últimos anos a fertilidade diminuiu em quase todas as partes do mundo – e a expetativa de vida aumentou significativamente nos países mais pobres.
 
A fertilidade declinante e a expetativa de vida crescente fazem com que o mundo se torne mais velho, e a maioria das regiões terá uma população idosa, começando pela Europa, onde um terço dos habitantes deve estar acima dos 60 anos em 2050, segundo o relatório.
 
O crescimento da população será então, como referido, acompanhado por um aumento da idade média, e também por uma redução da mortalidade infantil em todo o mundo. Melhorar a esperança média de vida é, aliás, um dos objetivos da ONU. Os analistas referem que nos últimos quinze anos a mortalidade de crianças menores de 5 anos caiu mais de 30% em 86 países, e que em 13 países a queda foi de mais de 50%. Fonte: Aqui