quinta-feira, 30 de julho de 2015

GUINÉ-BISSAU: PROJECTO PREVÊ INSTALAR 300 QUILÓMETROS DE CABOS ELÉCTRICOS E 18 MIL CONTADORES EM BISSAU

Bissau - O Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD) vai financiar um projecto de requalificação da rede eléctrica de Bissau que prevê a instalação de mais de 300 quilómetros de cabos e 18 mil contadores de consumo pré-pagos, anunciou a instituição.
 
Os números fazem parte do anúncio de aquisições para o projecto publicado esta semana pela instituição financeira.
 
No documento inclui-se ainda a instalação de 30 quilómetros de uma linha de alta tensão em redor da capital guineense e a construção de três postos de transformação.
Consultoria e formação fazem também parte do projecto.
 
O Programa de Melhoria do Fornecimento de Electricidade à Cidade de Bissau tem um prazo de execução de três anos com o objectivo de "reduzir o número de cortes de energia diários de 22 para menos de dois", refere o BAD.
 
O financiamento total é de 16,7 milhões de euros: um empréstimo no valor de 9 milhões de euros e uma doação do restante.

 "Só 20% dos residentes na capital têm acesso a electricidade" e quem receber energia está ligado a uma rede "fraca", em que "metade da electricidade produzida se perde devido a infra-estruturas obsoletas e ligações ilegais" e com "apagões por mais de 20 horas nalgumas zonas devido a excesso de carga", descreveu o BAD.
 
Por outro lado, "receitas insuficientes e dificuldades financeiras tornam difícil à EAGB gerir e fazer a manutenção da rede", referiu ainda a nota do BAD.
 
Ao mesmo tempo, são esperadas melhorias no abastecimento de água, nos serviços de âmbito social e na iluminação pública.
 
O programa é também financiado pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Governo da Guiné-Bissau. Fonte: Aqui

Leia também: Guiné-Bissau: Governo classifica o regresso de Zamora Induta como reposição da normalidade constitucional