Arkebe Oqubay, antigo dirigente de Adis Abeba, é o autor de Made in Africa: Industrial Policy in Ethiopia (Fabricado em África: Política Industrial na Etiópia, em tradução livre). O livro resulta, em muito, da experiência política de Oqubay, ao longo de 25 anos, também enquanto ministro e conselheiro especial dos primeiros-ministros etíopes. Justin Yifu Lin, antigo economista-chefe do Banco Mundial, diz que esta é uma obra «brilhante».
O livro segue uma estrutura narrativa através da qual o autor procura explicar que as políticas industriais podem funcionar – e que podem funcionar em África. Oqubay analisa detalhadamente três setores económicos: a indústria do cimento, a floricultura e o calçado e os acessórios de pele. A «realidade base» é a etíope, claro, mas o autor procura sempre transportar exemplos e soluções para outros pontos do continente. No final, é feito um balanço e sugere-se que este estudo é uma correção necessária para «a hipérbole tipicamente superficial e de sobreagregação do renascimento económico de África».
Yifu Lin, confesso admirador deste trabalho, acrescenta ainda que o livro «fornece perspetivas em primeira mão e com rigor académico. Qualquer pessoa preocupada com o desenvolvimento em África faria bem em lê-lo». Fonte: Aqui