sábado, 8 de agosto de 2015

MOÇAMBIQUE: UNIÃO EUROPEIA PREOCUPADA COM CONFRONTOS ENTRE EXÉRCITO E RENAMO

O chefe da delegação da União Europeia (UE) em Moçambique, Sven Burgsdorff, manifestou preocupação com os confrontos entre o exército e o braço armado da Renamo, na província de Tete, centro do país.
 
«Estamos um pouco preocupados com as acções militares que aconteceram em Tete e que levam os moçambicanos a fugir do país», afirmou Sven Burgsdorff, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).
 
Burgsdorff exortou os moçambicanos e os seus parceiros internacionais a trabalharem numa solução duradoura para questões essenciais candentes, defendendo a via do diálogo.
 
«Estamos confiantes que os líderes vão, rapidamente, ser capazes de ultrapassar estas situações», afirmou o chefe da delegação da missão da UE em Moçambique.
 
O Governo moçambicano e a Renamo têm trocado acusações sobre ataques militares na província de Tete, centro do país.
 
O Governo e a maior força da oposição estão num impasse em relação ao desarmamento do braço militar da Renamo, devido à exigência do movimento de que só entregará as armas em troca de postos de comando nas Forças de Defesa e Segurança moçambicanas.
 
A zona de Tete tem sido palco de confrontos entre Governo e o braço armado do maior partido da oposição, que conserva no local uma das suas bases militares mais importantes. Fonte: Aqui