terça-feira, 4 de outubro de 2016

TRIO DE BRITÂNICOS VENCE NOBEL DE FÍSICA

Os britânicos David Thouless, F. Duncan Haldane e J. Michael Kosterlitz são os laureados do prêmio Nobel de Física desde ano, anunciou o Comitê da Fundação Sueca.
Os três cientistas foram recompensados pelas suas pesquisas sobre a matéria. “As descobertas permitiram avanços na compreensão teórica dos mistérios da matéria e criaram novas perspectivas para o desenvolvimento de novos materiais”, destacou o comunicado divulgado pelo comitê.

Thouless, 82 anos, nasceu na Escócia e é professor da universidade de Washington em Seattle, nos Estados Unidos. Ele receberá uma recompensa pelo prêmio é de € 417.000, cerca de R$ 1,6 milhão, que corresponde à metade do valor do prêmio.

A outra metade será dividida entre Haldane, 65 anos, nascido em Londres, professor na Universidade de Princeton, em New Jersey, e Kosterlitz, que nasceu na Escócia em 1942, e leciona na Universidade Brown, em Rhode Island. Ambos foram recompensados pelas descobertas teóricas das "transições da fase topológica às fases topológicas da matéria”, explicaram os jurados.

“Os laureados deste ano abriram a possibilidade de compreender a passagem da matéria para estados “estranhos”, em um mundo desconhecido, empregando métodos matemáticos avançados, que permitiram estudar fases ou estados inabituais da matéria, como supercondutores, superfluidos ou filmes magnéticos”, diz o comunicado.


Fonte: RFI