segunda-feira, 18 de novembro de 2013

EPIDEMIA DE CÓLERA EM ANGOLA PROVOCOU MAIS 19 MORTES

 


A epidemia de cólera em Angola, iniciada há cerca de um ano, provocou 19 mortes na última semana, indica um boletim do Ministério da Saúde enviado à agência Lusa.
 
No boletim, emitido pela Direção Nacional de Saúde Pública, refere-se que na semana de 11 a 17 deste mês foram registadas 19 mortes por cólera, uma subida de mais dez em relação à semana anterior, em 391 casos registados da epidemia, que afeta Angola desde dezembro de 2012.
 
A taxa de letalidade é de 4,8 por cento.
 
As mortes foram registadas na província do Cunene, nos municípios do Curoca (159 casos e nove óbitos), da Cahama (133 casos e sete óbitos) e de Ombandja (99 casos e três óbitos).
 
O Cunene, a província mais afetada do país pela epidemia de cólera, vive uma situação de seca há quase dois anos, a mais severa nos últimos 20 anos, o que tem contribuído sobremaneira para o aumento dos casos da doença.
 
Depois do Cunene, a província da Huíla, que esta semana registou 54 casos e nenhum óbito, é a mais preocupante, onde a situação tende a agravar-se com a chegada das chuvas.
 
O documento refere que comparativamente à semana anterior registou-se uma diminuição do número de casos, ou seja, menos dois, enquanto comparado com 2012 houve o aumento significativo de mais 286 casos.
 
A epidemia de cólera, registada desde dezembro de 2012, apresenta agora um total de 4.573 casos e 152 mortes.
 
NME // VM – Lusa – foto Pedro Inácio